Equipe Curê conquista primeiro lugar em gincana The Horse

Em sua 14ª participação na disputa, grupo conquista título pela quarta vez.

A equipe trouxe os jogos clássicos de vide game para a avenida

A equipe trouxe os jogos clássicos de vide game para a avenida.

Arroio do Meio – Fundada em 2001, a equipe Curê venceu a 22ª edição da Gincana The Horse. Este ano, o tema da competição era “Anos 80”. A década serviu de inspiração para as equipes planejarem o tradicional desfile à cidade, no sábado de manhã, 26. Equipes e público presente somaram cerca de 12 mil pessoas que prestigiaram e participaram do desfile.

O Curê se tornou uma associação no último ano. Segundo o integrante fundador e idealizador da ideia, Samuel Frehlich, 31, o grupo nasceu da necessidade de adolescentes terem espaço para se expressar e desenvolver atividades recreativas. “As equipes existentes na época eram um pouco fechadas para o jovem”, lembra.

Com a ideia de envolver adolescentes em atividades coletivas, Frehlich contou com ajuda de amigos da escola para mobilizar pessoas e montar a equipe. Para o vice-presidente da associação, Daniel Wallerius, 26, a cidade tinha poucas opções de lazer a oferecer aos jovens. A gincana oferece diversão com atividades saudáveis, afirma.

A equipe movimentou mais de 600 pessoas na última edição da Gincana The Horse. Destas, cerca de 200 são membros fixos, que participam há anos. Em fase inicial, a associação conta com 150 sócios e espera mais de uma centena adesões após o período da gincana deste ano.

Torcida Alma Negra

Equipe Curê recebeu dez vezes o título de melhor torcida

Equipe Curê recebeu dez vezes o título de melhor torcida.

Nas primeiras edições da gincana nas quais o Curê participou, não havia intenção de subir ao pódio, pois ainda não tinha estrutura adequada. A equipe é conhecida pela criatividade e por surpreender em performances artísticas. Em 2005 receberam o título de melhor torcida na tradicional noite artística no salão paroquial da cidade.

Desde então conquistaram todos os títulos de melhor torcida, conquistando o décimo no último fim de semana. “Tem integrantes da equipe que preferem só participar da torcida”, conta Augusto Schroeder Brock, 25, conselheiro da associação. Segundo ele, a torcida não tem proporções tão grandes como as demais equipes, mas organização e união são suficientes para a vitória.

Gincana Curê

Para fortalecer a equipe após classificarem em último lugar em 2011, a diretoria criou uma gincana interna. Conflitos durante aquela edição afastaram membros. A atividade reuniu antigos participantes e renovou a ala jovem do grupo. Tarefas realizadas despertaram o ânimo dos integrantes, que vieram a subir no topo do pódio no ano seguinte.

Além deste ano, a equipe também foi campeã em 2007 e 2009. Criatividade e inovações destacaram a equipe principalmente nos desfiles, momento que mobiliza toda comunidade da cidade e região.

Associação

A turma do Balão Mágico também foi reinventada pela equipe

A turma do Balão Mágico também foi reinventada pela equipe.

Conforme o conselheiro da associação, Antônio Boer, 30, o novo formato da equipe permite mais entrosamento entre integrantes. “Fazemos muitos amigos durante a gincana e dessa forma mantemos vínculo e fortalecemos a equipe”, ressalta. Hoje, além das atividades coletivas desenvolvidas em função da gincana, a entidade realiza trabalho filantrópico.

Além de diversão, membros de qualquer equipe têm diversos ganhos e experiências com a equipe. Para Frehlich, as tarefas da gincana possibilitam ao participante conhecimento pessoal e identidade. “Jovens ou velhos têm a oportunidade de mostrar seus talentos”, destaca.

Para Brock, o tempo em que os jovens ficam em frente ao computador e jogos eletrônicos tem se estendido cada vez mais. “A gincana tira o adolescente da falsa vida social virtual e o leva para um lugar onde pode ser ele mesmo, interagindo verdadeiramente com as pessoas”, conclui.

Victória Lieberknecht / Da Hora

About Agência Da Hora