Na final do segundo turno, o Periquito voou para a elite do Gauchão

Avenida comemora o título do segundo turno e a vaga para a elite do futebol gaúcho. Foto: Daniel Freitas

Avenida comemora o título do segundo turno e a vaga para a elite do futebol gaúcho. Foto: Daniel Freitas

Para que pudesse levantar a taça de campeão do segundo turno e a garantir a vaga para a elite do futebol gaúcho em 2015, o União Frederiquense precisava da vitória contra o Avenida – que havia ganhado o jogo de ida por 1 a 0 no jogo de ida, em Santa Cruz do Sul. Porém, na tarde de hoje, 25, o Leão empatou com o Periquito em 1 a 1, ocasionando o título e a ida para a primeira divisão do Gauchão do time de Santa Cruz, enquanto o União adiou em dois jogos o sonho de entrar para a série A.

A tarde deste domingo estava propícia para ficar em casa, embaixo das cobertas, tomando um chimarrão ou um chocolate quente, mas não para os torcedores tricolores. Mesmo com a chuva que não deu trégua e o frio que fazia, mais de 3.500 torcedores se dirigiram ao Vermelhão da Colina, ‘fardados’ com capas e guarda-chuvas, na esperança de ver o time campeão pela primeira vez em seus quase quatro anos de existência e também com o sonho de vê-lo na elite do futebol gaúcho.

De capa e guarda-chuva, os torcedores foram em peso ao Vermelhão da Colina apoiar o União. Foto: Dayana Giacomini

De capa e guarda-chuva, os torcedores foram em peso ao Vermelhão da Colina apoiar o União. Foto: Dayana Giacomini

O inicio da partida encheu de esperança os frederiquenses, que viram um União ofensivo desde os primeiros instantes de jogo. Com menos de um minuto, Paulinho Macaíba ficou frente a frente com o goleiro Vanderlei, que salvou o que seria o gol do Leão. A pressão seguia forte, e aos 11 minutos, após a saída errada do arqueiro do Avenida, Macaíba pegou o rebote e chutou, mas, de cima da linha, Evair afastou o perigo. Até os 16 minutos, era o União quem mandava no jogo, porém, as grandes oportunidades eram desperdiçadas.

Entretanto, o Avenida não veio disposto a manter o resultado obtido no primeiro duelo e, aos 33 minutos, o Periquito marcou seu gol. Pela esquerda, Alexandre cruzou para a área e Dinei, livre de marcação, marcou de cabeça. Com esse resultado, o adversário obrigava o União marcar três gols para sair campeão.

Mesmo com o gol sofrido, o Leão seguiu na tentativa de buscar o resultado, mas acabou esbarrando na experiência do oponente que, na catimba, ganhou minutos significativos.

Lucas Viana comemora o gol de empate. Foto: Dayana Giacomini

Lucas Viana comemora o gol de empate. Foto: Dayana Giacomini

O gol do tricolor veio apenas aos 22 minutos da segunda etapa, em uma jogada que foi originalmente contestada pela torcida e jogadores – enquanto estes clamavam pela marcação da penalidade máxima, o árbitro da partida marcou falta. Na cobrança ensaiada, Lucas Viana mandou para o fundo das redes. Três minutos após a marcação do tento, Ronaldinho Gramadense cobrou falta e Jésum cabeceou no travessão. Nos minutos finais de partida, o União teve sua última chance de ampliar o placar. Rogério, livre de marcação, cabeceou pouco acima do travessão, perdendo mais uma grande oportunidade.

Com o empate, o Avenida garantiu a segunda vaga para a série A do Gauchão 2015. Já ao União Frederiquense resta a chance de conquistar a terceira vaga contra o Brasil de Farroupilha. O primeiro jogo será realizado no próximo domingo, 01, no Vermelhão da Colina, às 15h.

Dayana Giacomini / Da Hora

FICHA TÉCNICA

Jogo válido pela final do segundo turno

Local: Vermelhão da Colina

União Frederiquense (U): Lucio, Thomas (Leandro Rodrigues), Jésum, Talis, Ronaldinho Gramadense, Almir, Matheus Ribeiro, Guilherme (Lucas Viana –[Ilson]),Diego Miranda, Paulinho Macaíba e Rogério.

Técnico: Rodrigo Bandeira.

Avenida (A): Vanderlei, Wellington, Sérgio Rafael, Altair, Maurício (Vinícius), Carlos Alberto, Márcio Tinga, Miro Bahia , Alexandre, Gilian (Bocha) e Dinei (Evair). Técnico: Tonho Gil.

Arbitragem: Fabrício Neves Correa.

Auxiliares: Julio Cesar R. dos Santos e José Eduardo Calza.

Gols: Dinei (A) e Lucas Viana (U).

Cartões amarelos: Ronaldinho Gramadense, Guilherme Weisheimer, Diego Miranda e Almir (U); Márcio Tinga, Altair, Dinei e Bocha (A).

Cartão vermelho: Sérgio Rafael (A).

About Agência Da Hora