Erechim realiza Rally Internacional

Foto: Tamires Matté

Apesar da chuva o público prestigiou o rally. Foto: Tamires Matté

Aconteceu neste último final de semana, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, a 17ª edição do Rally Internacional de Erechim. O município sediou etapas do campeonato gaúcho, brasileiro e sul-americano de rally. Ao todo, foram 80 equipes inscritas em sete categorias distintas: RC2, RC2N, RC3, RC4, RC5, RCR e RTT. As provas foram realizadas no interior do município e no parque da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE). O ingresso para a entrada no parque era 1kg de alimento não perecível.

O evento contou com competidores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Além disso, neste ano o Rally teve uma novidade: o piloto da Finlândia, Esa Ruotsalainen, veio para Erechim disputar o campeonato. O fato ocorreu por meio de um parceria entre a colônia finlandesa de Penedo, no Rio de Janeiro, o Erechim Auto Esporte Clube (EAEC) e a equipe Araújo Costa Rally Team (ACRT). É a primeira vez que um piloto da Finlândia, país onde o rally é tradição, participa oficialmente dos campeonatos gaúcho, brasileiro e sul-americano.

Foto: Tamires Matté

No sábado os carros disputaram a Super Prime no parque ACIEE. Foto: Tamires Matté

A largada promocional do Rally de Erechim aconteceu na quinta-feira, 29 de maio, onde os pilotos se apresentaram ao público na Praça da Bandeira. Na sexta-feira, 30, a programação teve início às 7h30min, mas o ponto alto foi a prova do Super Prime Noturno, às 18h34min. No sábado pela manhã, apesar da chuva, o público acompanhou as especiais: Verdureiros, Pedreira e Paulo Bento. Durante a tarde, aconteceu parte do Super Prime para os carros com tração 4×4, já que, devido à chuva e ao excesso de lama, a pista não estava segura para os carros 4×2. No domingo, aconteceram as especiais Campininha e Capo Erê, além da especial ACCIE. Às 13h30min ocorreu a Cerimônia de Premiação, em que foram conhecidas as equipes vencedoras.

Paralelamente às competições, havia outras atrações, como Exposição de Carros Antigos, Encontro de Carros Japoneses, Escola de Trânsito, Rally na Escola, Salão de Turismo, Teste de Acuidade Visual e Show de Motocross com Jorge Negretti. Além disso, em todos os anos o Rally promove atividades socioambientais, como a doação de alimentos, doação de sangue, carbono zero, rally bike, entre outras.

A expectativa dos erechinenses e das entidades organizadoras do evento é sediar uma etapa do campeonato mundial de rally nos próximos anos. Neste ano, o promotor do World Rally Championship, da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Simon Larkin, esteve presente em Erechim para acompanhar a realização da competição.

Tamires Matté / Da Hora

About Agência Da Hora