Realizou-se nesta quinta-feira, 05 de junho, em Tenente Portela, a 2ª Mostra da Agrobiodiversidade, com o tema ”Saberes e Sabores da Nossa Terra”. O evento aconteceu na Cripta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
A mostra contou com 37 estandes, sendo 30 da agricultura familiar, 3 do artesanato indígena e 4 das escolas do município.
O evento teve inicio às 9h, com a abertura para visitação. Às 10h, houve apresentações artísticas apresentadas pelos alunos das escolas. A abertura oficial ocorreu às 11h, com a presença do prefeito municipal Elido Balestrin e outras autoridades. Em seguida, às 11h30, houve um momento ecumênico com a bênção dos produtos ali expostos.
A mostra não fechou ao meio-dia, e à tarde foram realizadas novas apresentações culturais das escolas, e também aconteceu a troca solidária, que envolveu alimentos, roupas, antiguidades, livros e outros.
O encerramento das atividades ocorreu às 16h, com o lançamento da 3ª edição da Mostra da Agrobiodiversidade, prevista para ocorrer em abril de 2015.
O Secretario Adjunto de Desenvolvimento Rural, Marcos Rondon, destacou que o objetivo da mostra é “apresentar a diversidade e alimentos produzidos e cultivados pelos agricultores familiares, camponeses e indígenas do nosso município. Além disso, também busca o fortalecimento da identidade dos agricultores guardiões e destacar as sementes crioulas e nativas como um patrimônio genético sociocultural”.
A 2ª Mostra da Agrobiodiversidade:Saberes e Sabores da Nossa Terra foi uma realização da Prefeitura Municipal de Tenente Portela, Emater/Ascar, Agabio (Associação dos Agricultores Guardiões da Agrobiodiversidade) e o COMIN (Conselho de Missão Indígena).
Marieli Pessotto / Da Hora
Deixe um comentário