Estudantes convocam comunidade para debate sobre a UPA de Frederico Westphalen

 

Foto: Maira Dill

Foto: Maira Dill

O atraso na liberação da estrutura e execução dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento de Frederico Westphalen ocasionou em uma audiência pública na noite desta terça-feira, 10 de junho.

Oficializada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria, o debate que teve início às 19h e contou com a participação de Cirilo Fronza, coordenador da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde; Junior Denti, presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen; Luis Franciscatto, vice-prefeito; Ramon Paiva Garcia, representante do setor de urgência e emergência da Secretaria Estadual de Saúde; e a comunidade em geral.

O debate mediado pelos representantes do DCE englobou diversos assuntos pertinentes à pauta principal, que esclareceram dúvidas e despertaram o interesse do público que participava do encontro. Após a fala dos componentes da mesa, o público pode realizar perguntas aos coordenadores de saúde e ao vice-prefeito, responsáveis pelo andamento das obras da UPA.

Além de proporcionar um melhor atendimento à comunidade em geral, a UPA vem para desafogar o atendimento do Hospital e das unidades básicas do município. Com atendimento pelo SUS, a estrutura já tem data para entrar em funcionamento: 15 de agosto de 2014.

O vice-prefeito Luis Franciscatto falou sobre os avanços nas obras com o apoio do estado e do governo federal. Inicialmente o projeto original contava com uma previsão de quatrocentos mil reais destinados à compra de equipamentos. O governo do estado contemplou o município com o projeto de quinhentos mil reais e o governo federal com seiscentos mil reais para fazer a licitação de novos equipamentos, onde se inclui um raio-x digital cuja licitação já foi realizada no dia 06 de junho.

O presidente do Legislativo Junior Denti agradeceu à iniciativa dos estudantes que provocaram a comunidade e entidades a falar sobre a saúde do município. Por fim, declarou apoio à realização de espaços que visam fomentar debates sobre pautas sociais.

 

Maira Dill / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora