Teste de proficiência em inglês TOEFL-ITP será realizado em Palmeira das Missões

O teste TOEFL-ITP (Institutional Testing Program), que busca medir a proficiência dos alunos de universidades públicas em inglês, será realizado em Palmeira das Missões para os alunos da Universidade Federal de Santa Maria, assim como no campus-sede. As inscrições encerram amanhã, 25, e o teste será realizado sábado, dia 28, e terá início às 14h. A organização recomenda que o candidato chegue até meia hora antes do início da prova, com documento de identificação, e reserve cerca de 3 horas e 30 minutos para a realização do mesmo.

O TOEFL-ITP é um teste realizado pelo Ministério da Educação com o intuito de mapear o nível de conhecimento da língua inglesa nas universidades públicas, para assim poder montar políticas públicas que visem melhorias nesse setor, como maior orçamento para programas de intercâmbio e mais oportunidades para a internacionalização das universidades, bem como criação de novos editais.

O teste proporciona muitos benefícios tanto para o aluno quanto para a universidade, como destaca a acadêmica de Jornalismo da UFSM-FW, Eduarda Possenti, que realizará o teste no dia 28. Segundo Eduarda, com a prova ela poderá saber em que nível está o seu conhecimento em inglês, e, se obter uma boa nota, utilizá-la em programas como o intercâmbio, além do surgimento de outras oportunidades. Ela ainda reconhece a importância da existência de tal teste gratuito, já que o custo em outros locais é bastante elevado.

Além disso, para Eduarda “o inglês é muito importante para a vida acadêmica, profissional e a universidade tem que dar um apoio e um suporte para tais testes”. A realização do teste também dá a chance do candidato de participar, posteriormente, do Inglês Sem Fronteiras e do Ciências Sem Fronteiras.

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFSM-FW está organizando um ônibus para levar os alunos inscritos do campus de Frederico Westphalen para Palmeira das Missões. Interessados devem se dirigir a sala do Núcleo na faculdade. E para maiores informações sobre o teste mande um e-mail para toeflitp.ufsm@gmail.com.

Debora Theobald / Da Hora