A eclética noite de Frederico Westphalen

A cidade universitária cresce em número de opções para quem quer aproveitar a noite.

Foto: Fernanda Schuster

O primeiro fim de semana do mês de julho se encheu de luz e diversão na cidade de pouco mais de 30 mil habitantes de Frederico Westphalen. Isso se deve ao grande número de festas que vem preenchendo a agenda dos jovens universitários. Eles, que saem de toda parte do estado para estudar nas quatro faculdades que a cidade abriga (UFSM, URI, UNOPAR e UERGS), buscam entretenimento e diversão para descontrair dos estudos. Para Taluana Panizza, que chegou à cidade no ano passado para cursar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria, a diversidade das festas era menor, assim como a quantidade.

A também graduanda do curso de Jornalismo da UFSM Michele Potter conta que teve de se deslocar para poder acompanhar o ritmo animado que se seguiu na noite de sábado, 5. Ela, que estava com seu grupo de amigos, saiu de uma festa junina no clube Harmonia para se divertir com a música eletrônica da festa Ciranda, no Maria Lúcia, e, se quisessem, poderiam ainda ter aproveitado a noite com rock no Coringa, novo pub de Frederico.

A festa intitulada “Arraiagro”, organizada pelos universitários do curso de Agronomia da UFSM, teve o propósito de arrecadar fundos para a formatura dos alunos. Segundo o formando Alexandre Elias De Marco Nicola, eles também aproveitaram a data para contribuir com as famílias da região que passam pelas dificuldades que a enchente do último mês causou, sobretudo em Iraí. “A festa já havia sido adiada por conta das chuvas, então aproveitamos para ajudar as pessoas que tanto precisam”, afirmou Alexandre. Ele conta que foram vendidos cerca de 700 ingressos para conferir o sertanejo que tocou no clube Harmonia.

“Ciranda” também animou a noite de sábado do final de semana. A tradicional festa eletrônica da casa Maria Lúcia recebeu o Dj Loop, de Curitiba. Segundo Welington Fernandes, sócio proprietário da casa de festas, a casa Maria Lúcia está lidando com mais concorrência desde que foi aberta, em 2011. Para manter a qualidade, Welington afirma que o investimento é valorizar os músicos brasileiros que estejam se destacando internacionalmente. “Estou nervoso, pois a casa está lotada hoje à noite”, comentou o Dj Loop, que já tem shows marcados para cidades da Europa.

Assim como a Ciranda, o novo Coringa Rock Pub também teve grande movimento noturno. O bar recebeu a banda Parasite Kiss Cover, que há 17 agitam os jovens amantes da banda Kiss. Para Vicente Camilo, que já tocou profissionalmente e acompanhou o show, além da boa música os integrantes da banda estavam caracterizados. A esperança é que os donos do novo espaço mantenham sua proposta de rock com qualidade. “Como fã de rock e músico, é sempre bom saber que há um lugar pra ir pra ‘fugir’ um pouco do sertanejo que predomina na cidade”, comentou.

Além das festas no sábado, os que saíram para curtir a noite na sexta-feira puderam conferir o sertanejo universitário ao vivo da dupla Germano e Lawrence e pop-rock acústico de Luciano Siqueira na casa de festas Basement. Há ainda opções como a Bierhouse Bar, que oferece vários tipos e marcas diferentes de cerveja e

investiu nos últimos meses com mesas e bancos na parte interna do local para garantir o conforto de seus clientes. E há ainda o King Bull, que toda quinta-feira apresenta uma festa diferente.

Se Frederico Westphalen tem seu reconhecimento à luz do dia por meio do comércio e varejo da cidade, durante a noite não faltam opções de lazer para quem gosta de música e festa. As casas noturnas estão investindo na diversão dos universitários para que possam aproveitar longe dos estudos, desde os amantes de sertanejo até os rockeiros de plantão. A cidade nada pacata é cada vez mais eclética e diversificada.

Fernanda Schuster / Da Hora