O dia de ontem, 19, foi marcado por manifestações de cultura em Grupo Frederico Westphalen. Através do 4º Festival Cultural Atena, realizado na Escola Estadual Cardeal Roncalli, vários artistas puderam mostrar seus talentos divididos em oito categorias: produção audiovisual (cinema), artesanato, dança, desenho, fotografia, literatura, música e pintura.
Pela parte da manhã houve oficinas de dança (Jazz e Core-Move), fotografia e violão. Às 15h o evento foi aberto oficialmente por Giancarlo Cerutti Panosso, presidente da Associação Cultural Atena (ACA), Roze Lara Grassi- diretora do Roncalli, Paulo Vargas Groff, diretor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e pelo prefeito municipal Roberto Felin Junior. Após a abertura, foi dado o pontapé inicial para as apresentações dos trabalhos.
Centenas de pessoas foram até o educandário e conferiram 28 apresentações, entre música e dança, no palco do salão de atos da escola, e 34 exposições que variavam entre fotografia, desenho, artesanato e pintura. O momento mais esperado ocorreu por volta das 22h, quando divulgaram os premiados da noite para os artistas que estavam almejando o belo troféu Atenita, criado pelo artista plástico frederiquense José Alexandre Dreyer.
Premiados da noite:
Categoria Cinema (documentário)
– Próxima Parada (Simone Fritzen e grupo)
Categoria Arte visual (Fotografia)
– Eliandro Niderstrasser, com o ensaio intitulado “Natureza”
Categoria Arte visual (Pintura)
– Igor Younes Prá
Categoria música/composição (júnior)
– Augusto Theodoros Reis Flores Alves da Costa
Categoria música/composição (sênior)
– Diego de Quadros
Categoria dança (júnior)
– Coreografia “Só vejo você” – Corpo e Movimento
Categoria dança (sênior)
– CTG Sentinela da Coxilha, com a coreografia “Velório do Juca Torto”.
Além dos vencedores, foi entregue uma “Atenita” especial para o grupo Arte em Dança Melhor Idade – CRAS, de Erval Seco, e para a diretora da escola Cardeal Roncalli, Roze Lara Grassi, por ser parceira da cultura e ceder as dependências do educandário.
Dayana Giacomini / Da Hora
Deixe um comentário