Uma conversa sobre fotografia

 “Eu sou pura emoção. Eu choro, dou risada e acho que isso reflete muito na minha foto”. (Jefferson Botega)

“Eu sou pura emoção. Eu choro, dou risada e acho que isso reflete muito na minha foto”.
(Jefferson Botega)    

 

No dia 21 de agosto de 2014, nas dependências do auditório do CAFW( Colégio Agrícola de Frederico Westphalen), Jefferson Botega, editor de fotografia do jornal Zero Hora ministrou uma palestra para os acadêmicos de Jornalismo da UFSM/CESNORS-FW sobre sua área de atuação no jornalismo.

Na ocasião, os alunos puderam saber um pouco mais sobre a profissão do mesmo e receber uma colaboração para entender como ser um bom profissional e ainda, destacou que para despertar o interesse do leitor, nos dias atuais, é necessário que se faça uma foto diferente do usual.

Segundo Botega, apesar de receber várias criticas no dia a dia, ele procura fotografar de forma que desperte reflexões ao seu público. Lembra também, que a foto não basta ser boa, ela precisa ainda causar um impacto àqueles que terão acesso à mesma.

Em uma breve entrevista, Jefferson Botega relatou que quando almejamos uma boa pauta, por mais que a primeiro momento nos emocione, devemos separar o lado emocional do profissional.

Porém, quando se trata de fotografar, é fundamental que nossos sentimentos sejam expostos, pois, segundo ele:  “Um fotógrafo sem sentimentos não consegue  arrancar emoções das pessoas que vêem suas fotografias.”

 

Kelly Barbosa/Da Hora

Marina Bonez/Da Hora

About Agência Da Hora