Especialistas alertam para os cuidados com a saúde no inverno.
Dia 21 de junho marcou a entrada do inverno, período de dias gelados, em que o simples fato de deixar a cama pela manhã já é considerado uma batalha. As baixas temperaturas e o clima típicos desta estação, ainda neste final de agosto, geralmente desencadeiam algumas doenças respiratórias que variam de um simples resfriado até infecções mais graves, como as crises de asma e bronquite e a pneumonia.
De acordo com o médico pneumologista Redimir Goya, as pessoas que estão mais suscetíveis a essas doenças são as crianças pequenas, pois seu sistema respiratório não é bem desenvolvido, e os idosos, por seu sistema imunológico já estar comprometido devido à idade e por muitas vezes terem algumas doenças que debilitam o seu organismo. Ele ainda ressalta que uma importante medida para o cuidado com a saúde neste período é não fumar, pois o tabagismo afeta diretamente a respiração e compromete a imunidade do individuo.
Contudo, para proteger a saúde durante os dias frios, é necessário também ter uma boa alimentação. Segundo a nutricionista Janaina Strapazzon, nesse período acabamos consumindo uma menor quantidade de alimentos in natura, deixando nosso organismo propício para algumas doenças pela falta das vitaminas, nutrientes e minerais presentes nas frutas, legumes e verduras. Também é indispensável o cuidado com a hidratação: embora a quantidade de suor do corpo seja menor, devido a um acúmulo de energia, é recomendado beber em média um litro e meio de água por dia.
Em casa
No inverno, desenvolvemos atitudes não muito saudáveis. Com as temperaturas baixas, geralmente deixamos as janelas de casa fechadas, impedindo a circulação do ar e a entrada do sol, que é indispensável quando se trata do combate ao mofo.
Uma dica preciosa para a eliminação dos ácaros e outros microorganismos que nos perturbam no inverno é deixar os casacos e cobertores “respirarem” antes de serem utilizados, diminuindo a proliferação de ácaros e fungos, prejudiciais a quem possui alergia respiratória. É importante também tomar cuidado com os aquecedores e aparelhos de ar-condicionado, que são frequentemente utilizados neste período, pois eles diminuem a umidade do ar, e consequentemente deixam o ambiente mais propicio para infecções.
Lillian Schlosser / Da Hora
Deixe um comentário