Aluna do 6° semestre de Tecnologia de Sistemas para Internet do CAFW/UFSM dá capacitação para uso de tablets educacionais para professores da região
Ocorreu nesta segunda-feira (22), às 19hrs, a primeira capacitação para professores da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncali para uso de tablets educacionais em espaços escolares. Andressa Vergutz, aluna do 6° semestre de Tecnologia de Sistemas para Internet do CAFW/UFSM, orientada pelo professor Bruno Boniati, vem fazendo um trabalho de capacitação para professores da rede pública utilizarem de forma eficaz tablets educacionais que ganharam do governo.
A partir de um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação juntamente com o FNDE e o ProInfo Integrado, foi investido cerca de R$ 150 milhões em 600 mil tablets que foram distribuídos por escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil.
Segundo o professor Bruno, os professores receberam os tablets e após isso teriam o desafio de aprender a usar a tecnologia. Com base nisso, o professor teve a iniciativa de criar um projeto de extensão que tivesse como objetivo dar aulas de capacitação para os professores conseguirem melhor utilizar os tablets com seus alunos. O CAFW/UFSM, junto com o FIEX abriu, então, um edital e selecionou um graduando para dar seguimento ao projeto.
Andressa Vergutz vem então, desde o início do ano, fazendo pesquisas em torno do assunto como seu trabalho de conclusão do curso. Primeiramente foi feita uma edição em que o professor conduziu e Andressa o auxiliou. Atualmente Andressa ministra as capacitações com ajuda de cinco estagiários, alunos do curso de Técnico de Informática do Pronatec. Cada estagiário pesquisa uma área de conhecimento objetivando levar aplicativos que auxiliem os professores em sala de aula.
Para o professor Bruno o tablet é uma ferramenta que potencializa a comunicação em que professores podem utilizar tanto aplicativos específicos para cada matéria quanto as redes sociais que são muito utilizadas pelos jovens. Para ele é interessante a criação de grupos nas redes sociais, “terminou a tua aula, joga um desafio sobre a tua aula lá no grupo, um exercício, algo que vá desafiar eles. Façam eles se organizarem com grupos, isso já acontece mesmo sem os professores saberem”.
O projeto, já ofereceu duas capacitações no CAFW/UFSM para professores internos com aproximadamente dezoito professores na primeira edição e nove na segunda. A primeira edição na E.E.E.M. Cardeal Roncali contou com a presença de cerca de quinze professores que tiveram uma iniciação na utilização do tablet. Na quarta (23) ocorreu em Erval Seco, RS, e na próxima sexta-feira (03), acontecerá a terceira fase de capacitações para professores do CAFW/UFSM.
Ana Paula Ardenghi Bones / Da Hora
Julia Mara Saggioratto / Da Hora
Deixe um comentário