Festejos em honra a Nossa Senhora Aparecida

DSC_0037

Missa reúne centenas de fiéis (foto Taís Milani)

     Ontem, domingo dia 12 de outubro além de ser uma data muito especial para as crianças também e festejado em todo o Brasil o dia da Nossa Senhora Aparecida.

     A comunidade da linha Pedras Brancas no interior de Frederico Westphalen, que tem como sua padroeira a Nossa Senhora Aparecida realizou dia 12 sua tradicional festa. Às 9 horas da manhã houve Cavalgada da Divina Proteção as Crianças em homenagem ao menino Bernardo e ao dia das crianças, com saída da linha São Francisco até a linha Pedras Brancas, contou com a presença de romeiros, trilheiros e cavaleiros. Após a procissão houve missa celebrada pelo padre Luiz Dalla Costa. Os festejos continuaram com almoço ao meio dia e a tarde com uma animada música que divertiu a população presente na festa.

 História da Nossa Senhora Aparecida

     A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi descoberta na região do Vale do Rio Paraíba, São Paulo, no ano de 1717, por três pescadores: Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia.

    Os pescadores jogaram a rede no rio para pegar peixes, mas porém, o que conseguiram foi o corpo da imagem de uma santa e, na sequência, a cabeça dessa imagem, que era negra. Os homens rezaram para a santa e foram agraciados por uma farta pesca.

    Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Filipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

      A fama dos poderes de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

      Em 1930 o Papa Pio XI declarou, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No entanto, apenas em 1955 foi dado início à construção da nova Basílica dedicada a Nossa Senhora, na cidade de Aparecida do Norte. Em 1980, por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil e a Aparecida, ocorreu a consagração da nova Basílica, ficando decretado o dia 12 de outubro como feriado nacional.

  Taís Milani/ Da Hora

About Agência Da Hora