Além dos cabelos

Campanha de doação de cabelos para crianças com câncer: fios são usados para confecção de perucas e aumentam a autoestima das pacientes

Os cabelos são o que as mulheres mais se dedicam em seu corpo, sempre em busca dos melhores produtos, tratamentos, cortes e profissionais. Mas e se por motivo de doença tamanha vaidade fosse perdida? É o que constatamos com as vítimas de câncer. Perder os cabelos por causa de doenças autoimunes, de efeitos colaterais no tratamento contra o câncer ou mesmo por acidentes, mexe muito com a autoestima dessas mulheres.

Bruna Bonadeo representante do Cabelaço em FW e primeira doadora da campanha /Foto divulgação

Bruna Bonadeo representante do Cabelaço em FW e primeira doadora da campanha /Foto divulgação

Um gesto de amor e generosidade que pode ajudar na recuperação de crianças e adolescentes que realizam tratamento contra o câncer, agora chega a Frederico Westphalen com o “Cabelaço”, uma  Organização não Governamental (ONG), que possui sede em Porto Alegre e busca arrecadar cabelo humano para a confecção de perucas, que são doadas às crianças do Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre.

“A participação de todos em ajudar o próximo é muito importante. Quando fiquei sabendo da campanha através de redes sociais, logo fui procurar mais informações. Descobri que o Cabelaço é sério e tem um objetivo muito bacana – ajudar crianças com câncer. Então decidi trazer um ponto de coleta para Frederico Westphalen, pois na região não havia nenhum”, declarou Bruna Bonadeo, representante da campanha em Frederico Westphalen.

A estudante de Comunicação Social pela UFSM/CESNORS, Mariana Dal Forno também apoia a campanha, “muitas pessoas sofrem com câncer e perdem seus cabelos por causa da quimioterapia, eu me encantei pela causa e como tem gente de todas as idades precisando de cabelos eu resolvi cortar para ajudar a melhorar a autoestima desses pacientes.”

Mariada Dal Forno também doadora da campanha

Mariada Dal Forno também doadora da campanha / Foto: arquivo pessoal

Ao ser questionada sobre o que a motivou a fazer a doação, alega que se encantou pela causa, pois percebeu que haviam pessoas de todas as idade precisando de cabelos, devido ao forte tratamento que enfrentam, e assim ajudando a melhorar a autoestima de dessas pacientes. Ainda ressalta, “acredito que a perda dos fios afeta o lado psicológico, que também é muito importante e faz a diferença no processo de cura, por isso, muitas vezes o uso de uma peruca pode fazer a diferença, fazendo com que essas mulheres se sintam mais bonitas e confiantes podendo então enfrentarem melhor o tratamento.”

Mariana ainda deixa uma mensagem, que por mais difícil que seja se desfazer de seu cabelo, logo ele cresce de volta e o novo corte ainda fortalece os fios, “nunca pensei que ter cabelo curto fosse tão bom, fora que pra lavar e secar era muito trabalhoso, levava mais de meia hora só pra secar o cabelo. É uma atitude simples que pode ser grande e fazer toda a diferença!”

Para quem se interessar pela campanha e quiser fazer sua doação basta entrar em contato com a representante através do e-mail bbbonadeo@gmail.com e combinar a entrega.

 

Bruna Bueno / Da Hora

Pablo Estel/ Da Hora

About Agência Da Hora