Nos dia 07 e 08 de novembro ocorreu o IV Congresso de Pensamento Político Latinoamericano . O evento foi realizado na Universidade de Popular Madres de Plaza de Mayo em Buenos Aires, tendo participação de estudantes de diversas instituições de ensino superior Brasileiras e de outros países.
Os estudantes participantes apresentaram trabalhos de assuntos desenvolvidos pelos seus respectivos cursos, ocorreu uma certa troca de conhecimentos de técnicas no desenvolvimento político de seus países.
O assunto que teve grande destaque foi a saúde mental, onde estudantes de psicologia e enfermagem esporam suas ideias e programas Brasileiros onde se tem destaque a discussão da saúde da mulher, tratamento da depressão, reabilitações de usuários de drogas. No Caps ( Centro de Atenção Psicossocial) se tem um grande apoio das famílias dos pacientes com conversas e auxilio psicológicos, os pacientes possuem realidades diferentes características de suas classes , para ajudar no tratamento a ajuda da família é essencial criando em casa um ambiente agradável e sem brigas.
Jaqueline Sganzerla, 20 anos, estudante do 4° semestre de Enfermagem na UFSM campus Palmeira das Missões, conta sobre implantação do CAPS no Município onde reside .“O CAPS esta em implantação é um serviço do ministério da saúde a partir da lei psiquiátrica de 2001. Os CAPS funcionam como local de tratamento no território na cidade dele para que este paciente tenha acesso ao serviço de saúde e continue em sua casa”.
O Brasil possui a 10 anos uma lei de reforma psiquiátrica, e a 14 anos a pratica de manicômios é ilegal, hoje o trabalho de reabilitação ocorrem em asilos (em CAPS, Atenção Básica é o chamado cuidado no território)que acolhem pessoas de diversas idades, na Argentina a lei de saúde mental foi criada a um ano,e a pratica de cuidado em manicômios e considerada normal por ser uma forma de tratamento.
Uma das ideias principais do Congresso é a troca de conhecimento entre os Países participantes por meio de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos.
Diane Arend/Da Hora
Deixe um comentário