É tempo de bons negócios na Expodireto

Começou na segunda-feira, dia 09, a 16ª Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque, que é considerada a capital nacional da agricultura de precisão. Com o tema “Negócios que Inspiram o Amanhã”, a exposição se estende até a sexta-feira, dia 13.

Milhares de pessoas passam pela feira durante o dia Foto: Eduarda Wilhelm Possenti

Milhares de pessoas passam pela feira durante o dia
Foto: Eduarda Wilhelm Possenti

A Expodireto apresenta o que tem de mais avançado em tecnologia para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar e meio ambiente. É considerada a maior da região e uma das maiores do setor de agronecócio. Este ano, conta com 515 expositores espalhados pelos 84 hectares do parque.

No primeiro dia, a exposição teve público de 21,9 mil. A expectativa é que até o final da semana mais de 230 mil pessoas passem pela feira, dentre eles agricultores, pesquisadores, empresários, representantes de outros países e outras pessoas interessadas no agronegócio. A abertura da feira contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. A ministra garantiu a liberação de 1,5 bilhão para o financiamento, a juros de 4,5%, a compra de máquinas agrícolas pelo programa Moderfrota. Kátia também garantiu a criação de uma Escola de Gestão Agropecuária à Distância e um Plano de Defesa Agropecuário.

Pavilhão da agricultura familiar expões produtos coloniais e artesanato Foto: Cleusa Jung

Pavilhão da agricultura familiar expões produtos coloniais e artesanato
Foto: Cleusa Jung

Os expositores se mostram confiantes quanto aos negócios, já que a expectativa é de uma safra de grãos mais produtiva para todo o estado, o que influencia nas negociações e torna o evento mais atrativo para os produtores.

Rafael Ferreira, que trabalha no departamento comercial de uma empresa expositora, conta que a presença do público tem surpreendido a cada ano que passa. “Para nós esse é o principal evento do Rio Grande do Sul. Estamos bastante animados, trazendo lançamentos e produtos novos”, destacou.

Em confraternização entre autoridades e imprensa, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica disse que “a edição desse ano, com certeza, vai superar todas as anteriores, tanto em qualidade estrutural, de produtos e assuntos levantados nos eventos e fóruns”.

Fórum Nacional da Soja reuniu agricultores e interessados na área Foto: Eduarda Wilhelm Possenti

Fórum Nacional da Soja reuniu agricultores e interessados na área
Foto: Eduarda Wilhelm Possenti

Com uma vasta programação, os dois primeiros dias da feira já contaram com eventos importantes para o setor. O 7º Fórum Nacional do Milho tratou de temas como a movimentação da safra, que começou o ano no Brasil com estoque recorde. No 26º Fórum Nacional da Soja, a as palestras giraram em torno da projeção das tendências do mercado da soja, novas tecnologias e políticas públicas do setor. Também aconteceu p Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro, que traça um panorama do agronegócio brasileiro na perspectiva dos líderes do setor.

Nessa quarta, acontece o 11º Fórum Estadual do Leite, que discutirá problemas do setor, tendências do mercado e tecnologias para a produção. Também fazem parte da programação do dia o 4º Fórum da Agroenergia e palestras sobre biotecnologia e manejo de plantas daninhas. Além da programação principal da feira, muito estandes oferecem palestras, oficinas e atividades para os visitantes.

Eduarda Wilhelm Possenti / Agência Da Hora

About Agência Da Hora