Meninas de 9 à 11 anos devem ser imunizadas de 9 a 31 de março com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero
A vacinação protege contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero. “A vacina previne contra quatro (6, 11, 16 e 18) subtipos do HPV. O câncer do colo uterino é a segunda principal causa de mortes por neoplasia nas mulheres”, afirma a enfermeira de epidemiologia, Rafaela Albarello. “Vale lembrar que a vacina contra o HPV é uma proteção primária e não substitui exames patológicos, como o preventivo, pois ela protege contra 4 subtipos, mas isso não quer dizer que as mulheres não terão contato com outros vírus, pois há muitos”, complementa.
A novidade este ano é a inclusão na vacinação de mulheres de 9 à 26 anos que possuem HIV. “Em estudo, a maioria das mulheres que tem HIV contraíram HPV, então é necessário à prevenção”, analisa a enfermeira Rafaela. Esse público tem maior probabilidade de desenvolver o câncer do colo do útero do que as outras mulheres.
As adolescentes devem levar o cartão de vacinação no dia da vacina. Para a imunização as adolescentes precisam tomar três doses da vacina que ocorre em 3 fases, sendo que a primeira dose começou no dia 9 de março e segue até dia 31. A segunda acontece seis meses depois da primeira aplicação, e a terceira dose deve ser aplicada após 5 anos da segunda aplicação. “É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das 3 doses”, finaliza Rafaela.
Luciane Volpatto/ Da Hora
Deixe um comentário