FESTIVAL DA JUVENTUDE EM FW: 10 coisas que você precisa saber para curtir o evento

Eles estão naquela linha tênue que separa o presente do futuro. Pertencem aos dois lugares. Os jovens são conhecidos por serem modernos, ousados e revoltados. E eles terão um festival só para eles. O Festival da Juventude, que neste ano, acontece pela primeira vez em Frederico, tem toda a agenda voltada para assuntos que dialogam com a realidade do jovem brasileiro. Promovido pela Central Única das Favelas (CUFA), o evento começa no dia 8 e vai até o dia 18 de abril, contará com palestras, workshops, campeonatos e shows gratuitos. Confira as atrações que o Festival trará à Frederico Westphalen:

 


 

MV BILL

web_debora_70_o_bagulho_e_doido_mv_bill210320134

Foto: CUFA/Divulgação

 

Ele não poderia faltar. Alex Pereira Barbosa, mais conhecido com MV (Mensageiro da Verdade) Bill vem a Frederico para o primeiro show de rap do município.  MV Bill é rapper, escritor e ativista, é ele um dos fundadores da CUFA. Nascido no bairro Menino de Deus, no Rio de Janeiro, MV Bill já foi premiado pela UNESCO como uma das dez pessoas mais militantes da última década. Através de suas letras de rap, ele relata o real cotidiano do lugar onde nasceu e cresceu, formando um interessante ponto de vista sobre as favelas. Detalhe: o show é gratuito e acontece no dia 17 de abril, na Praça da Matriz.

 

Projeto de Lei

Junior Torres entregando o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Juventude para o prefeito Roberto Felin Jr Foto: Liana Kosmann/CUFA

 

Um dos maiores legados que a CUFA quer deixar para o município, através do Festival, é uma proposta de lei, já entregue para o prefeito municipal Roberto Felin Junior, que garante o Dia Municipal da Juventude em Frederico Westphalen. Conforme o projeto, proposto e organizado pela própria CUFA, este dia será comemorado no mês de abril, com data a ser definida pela comissão organizadora.

Em tempo: o projeto ainda não passou pela Câmara de Vereadores do município, ou seja, ainda não foi aprovado. Mas, a ONG garante que a possibilidade de ser acatada é grande, uma vez que o prefeito demonstrou interesse na proposta.

 

Manoel Soares

Manoel Soares Foto: Divulgação/Facebook

 

Ele é coordenador da ONG aqui no Rio Grande do Sul, além disto, é repórter da RBS TV, apresentador de um programa na Rádio Cidade FM, intitulado ‘Perifa’, e ainda, colunista no Diário Gaúcho. Ele vem para o Festival para a palestra “Juventude, Protagonismo, Favela e Hip Hop” no dia 17. Manoel com certeza será uma grande presença no evento, e trará a visão do jornalismo sob um ponto de vista de quem conhece e entende a vida nas periferias.

 

Ivanete Pereira

 

Uma princesa, uma guerreira. É assim que Ivanete Pereira se denomina. Mulher. Negra. De origem pobre. Uma das diretoras da CUFA no estado. Ela é natural da Bahia e trabalha com projetos voltados ao empoderamento feminino como o Maria, Maria, coordena o grupo de teatro Tumulto e apoia ações de prevenção à drogadição e uso de crack. Ivanete participará do Festival da Juventude com a palestra “Mediação de Conflito, Educação e Drogas”, que ocorrerá no auditório da Escola Cardeal Roncalli, no dia 16, com início as 9 horas da manhã. Não dá pra perder.

 

Nova Sede

10559905_335859943234339_5880802362151738908_n

Foto: Divulgação/Facebook

 

“Dia 11, durante a programação, vamos receber a doação de um terreno para sede da CUFA-FW junto com um centro cultural. São seis mil metros quadrados, o orçamento passa de um milhão de reais e já temos um patrocinador.” Quem fala é o coordenador da ONG em Frederico Westphalen, Junior Torres, e ainda completa: “são 6 anos de CUFA, são quase 10 anos que eu trabalho com projeto social, neste evento vamos brindar todos estes anos, todas essas conquistas.”

 

O bonde não para I

10590538_397519483706349_6282623043807260600_n

Família Adams Crew Foto: Divulgação/Facebook

 

O bonde da CUFA não para. O Festival da Juventude vai contar ainda, com a presença do grupo URS Fundão, que abrirá o show do MV Bill, no dia 17. O URS Fundão propõe a insersão do flow gaúcho no cenário brasileiro. Além deles, o grupo Adams Crew também sobe ao palco no mesmo dia. A Família Adams Crew é um grupo de breaking que surgiu em 2008 e tem como especialidade as danças urbanas. O grupo é de Passo Fundo, RS, onde realiza oficinas voluntárias para os jovens sem condições financeiras.

 

O bonde não para II

10422352_888231384531921_685934841177481220_n

Praça Tochetto – Nunez + Iugue Foto: Divulgação/Facebook

 

O bonde da CUFA não para mesmo. A Tagville Crew vem dia 17 de abril para colorir as ruas de Frederico Westphalen. O grupo tem como prioridade fazer a cena do graffiti e da street Art acontecer por onde passam, com 9 membros que atuam na cidade de Passo Fundo, RS. A galera de Santa Catarina também terá representatividade: o grupo SC da Rima, de Chapecó. O grupo de rap consegue interagir com os demais elementos da cultura hip-hop e tem necessidade de difundir e fomentar a cultura de rua.

 

Reformas

Nova identidade visual da ONG Foto: Divulgação/Facebook

Nova identidade visual da ONG Foto: Divulgação/Facebook

 

Quem fala agora é Junior, o coordenador: “é a primeira vez que a gente vai reformar uma praça do Núcleo 5 do bairro São Francisco de Paula e entregar para a comunidade, onde tem 200 crianças que moram em volta dela e que com certeza, o evento vai passar mas, essa praça vai ficar lá.”

 

Parceria com o SENAC

Programa de Aprendizagem Profissional Comercial Foto: Divulgação/SENAC

Programa de Aprendizagem Profissional Comercial Foto: Divulgação/SENAC

 

Uma das novidades da CUFA é a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o SENAC. O Festival promoverá cursos de capacitação para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. “ Já enviamos 20 alunos para o mercado de trabalho, cinco já vão sair do curso do SENAC, que terá 40 vagas, na escola Irmã Odila Lehnen, no núcleo do bairro São Fransciso de Paula”, completa Júnior.

 

Cultural

Para encerrar a lista, a palestra que inicía o Festival da Juventute: “Crimes cibernéticos de honra, privacidade e meio ambiente digital” com o jornalista Philipe Gustavo Portela Pires. Para além disto, o Festival contará com campeonatos, apresentações culturais e ainda, embarcará também o lançamento do livro “Minha Eterna Saudade” do escritor Rudimar dos Santos.

 


 

O mais legal do Festival da Juventude não são os shows, nem a presença do MV Bill mas, a inserção da cultura popular no município de Frederico Westphalen. A voz da favela, marginalizada pelo processo histórico no Brasil, nunca foi tão alta, tão clara e tão audível. O bonde não para e nem deve parar. Confira a programação:

 

8 de Abril:

9h – Abertura – Local: Escola Cardeal Roncalli

9h30 – Palestra com Philipe Portela Pires

9 de abril:

20h – Debate na Radio Comunitária

11 de abril:

9h – Cerimonia de doação do terreno para Sede e Centro Cultural da Cufa  – Local: Escola Edegar Marques de Mattos

16 de abril:

9h – Palestra com Ivanete Pereira e Rogério Fava Santos – Local: Escola Cardeal Roncalli

14h – Curso de Formação para professores da rede pública – Local: Escola Nossa Senhora de Fátima

20h – Debate na Radio Comunitária

17 de abril:

8h30min- Lançamento do Livro do escritor Rudimar dos Santos

9h – Palestra com Manoel Soares e Mv Bill  – Local: Escola Cardeal Roncalli

21h – Show Nacional de Rap com Mv Bill – Local: Praça da Matriz

18 de abril:

14h – Competições de skate – Local : AMBA

14h – Competições de basquete – Local: Escola Nossa Senhora de Fátima

14h – Competições de futsal – Local: Praça do Núcleo 5

 

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

Bom Festival!

 MATEUS QUEVEDO / DA HORA

About Agência Da Hora