Carijo da Canção Gaúcha chega a sua 30º edição

Autoridades entoam os hinos do Brasil e Rio Grande do Sul Foto: Cleusa Jung

Autoridades entoam os hinos do Brasil e Rio Grande do Sul
Foto: Cleusa Jung

O 30º Carijo da Canção Gaúcha iniciou nessa quarta-feira, dia 27, em Palmeira das Missões. Tradicionalmente é realizado em quatro dias, mas neste ano foi adicionado um dia a mais na programação devido a comemoração dos 30 anos do festival, que desde 1986 celebra o tradicionalismo gaúcho. Portanto, o estival se estende até dia 31, com a programação repleta de apresentações, shows e uma retrospectiva com os vencedores das 29 edições anteriores.

Apresentação da Invernada Artística do CTG Sinuelo da Querência, de Palmeira das Missões Foto: Cleusa Jung

Invernada do CTG Sinuelo da Querência, de Palmeira das Missões
Foto: Cleusa Jung

Na abertura oficial do evento, marcada para 20h30min, o presidente do Carijo e vice-prefeito de Palmeira das Missões, Delfino Suzano Junior, fez o discurso de abertura do e convidou toda a comunidade para participar do festival. A apresentação do festival fica a cargo de Liliana Cardoso Duarte, declamadora, mestre de cerimônias, apresentadora e radialista, e Zeca Amaral, apresentador, comunicador e produtor de de rádio. Após serem entoados os hinos do Brasil e Rio Grande do Sul, a Invernada Artística CTG Sinuelo da Querência, de Palmeira das Missões, apresentou as coreografias para algumas das músicas vencedoras dos Carijos anteriores.

Os concorrente da fase local apresentaram suas músicas Foto: Eveline Drescher

Os concorrente da fase local apresentaram suas músicas
Foto: Eveline Drescher

A primeira noite é composta pela 1ª Ronda, que é a fase local da competição, onde os artistas de Palmeira das Missões se apresentam. São 10 composições que concorrem a classificação para a fase final.

Confira as músicas que se apresentaram nessa fase do festival:
SULINA BRASILIDADE
Ritmo: Milonga. Letra: Janaína L. R. Pagliarini/Antonio Leo Rodrigues. Melodia e interpretação: Jorge André Rogerio.

REMENDANDO SONHO
Ritmo: Valsa. Letra: Helio Antonio Ardenghi Boeri. Melodia: Helton José Zanchi. Interpretação: Adriane Altíssimo Conrad.

COM SABOR DE CHIMARRÃO
Ritmo: Mazurca. Letra e Melodia: José Ricardo Maciel Nerling. Interpretação: José Ricardo Maciel Nerling e Aurélio Moraes

NA HISTÓRIA DO CARIJO
Ritmo: Chamamé. Letra: Luiz Paulo Pizolotto dos Santos e Micheli de Souza. Melodia: Fagner de Souza. Interpretação: Paulo Sérgio de Almeida. Declamação: Luiz Paulo Pizolotto dos Santos

ONDE HABITA A LUZ
Ritmo: Milonga canção. Letra: Cristiano Sonntag. Melodia: Gustavo Tomazi Zart. Interpretação: Roberta Soares.

NOS BAILES DE FUNDO DE CAMPO
Ritmo: Vaneira. Letra: Luis Gustavo Foresti/Angelino Rogerio. Melodia e interpretação: Angelino Rogerio.

FLOR DO CAMPO
Ritmo: Chamamé. Letra: Lauro Pereira Soares. Melodia e interpretação: Paulo Missioneiro.

CANÁRIO CAMPEÃO
Ritmo: Xote. Letra, melodia e interpretação: Dorival da Silva Godoi.

ESSAS MÃOS DA VIDA
Ritmo: Chamamé. Ritmo e melodia: João Carlos Konig/Luiz Carlos Campos. Interpretação: Rodrigo Gonçalves.

MULHER CAMPESINA
Ritmo: Canção. Letra: João Tadeu Soares da Silva. Melodia: Luiz Edmundo Estigarríbia. Interpretação: Genuína Dalberto

O show do intervalo foi com Walther Moraes Foto: Paola Demarco

O show do intervalo foi com Walther Moraes
Foto: Paola Demarco

Com as dez músicas concorrentes apresentadas, Walther Moraes e Grupo Criado em Galpão fizeram o show do intervalo, enquanto os jurados escolhiam as quatro músicas finalistas. Fazem parte da Comissão Julgadora Ramires Monteiro, João de Almeida Neto, Antonio Augusto Korsack Filho, Salvador Lamberty e Carlos Cardinal. As músicas classificadas para a final são: Canário Campeão, Onde Habita a Luz, Com Sabor de Chimarrão, Nos Bailes de Fundo de Campo.

Quatro músicas foram escolhidas para a final Foto: Cleusa Jung

Quatro músicas foram escolhidas para a final
Foto: Cleusa Jung

O Carijo da Canção Gaúcha é considerado Patrimônio Cultural do Estado e incentiva a criatividade artística de compositores, intérpretes e instrumentistas da música nativista. O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o auxílio da Comissão Organizadora e auxílio financeiro de empresas locais e da região.

Eduarda Wilhelm / Agência Da Hora