Palestra com professora que foi à Antártida foi realizada na UFSM- FW

IMG_1086

Patrícia Jungbluth explicou que espécies de plantas são encontradas na Antártida. Foto: Eveline Drescher

Na tarde da quinta-feira, dia onze de junho, aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria- Campus de Frederico Westphalen, uma palestra destinada para os alunos de Engenharia Florestal. A palestra foi ministrada pela professora e bióloga Patrícia Jungbluth, com o tema : “Uma breve viagem à Antártida, o continente quase intocado”.

Patrícia comenta as belezas do continente gelado: ” Foi uma experiência maravilhosa, a Antártida é um local totalmente diferente, quando cheguei lá me espantei com aquela imensidão do branco”, comenta. Mas apesar de ser uma viagem inesquecível, ela foi à trabalho. A professora é uma das oito liquenólogas do país e foi coletar amostras para um projeto de pesquisa, já que a Antártida contém o maior número de espécies de líquens conhecidos no mundo, são mais de quinhentos tipos diferentes.

liquen4

Espécie de líquen encontrado em pedra. Foto: Reprodução

Mas você sabe que espécie tão pouco conhecida é essa? O linquem é uma espécie de ser vivo formado por uma associação simbiótica de mutalismo entre fungos e algas. Eles podem se desenvolver até nos mais variados ambientes, crescendo em pedras e troncos de árvores.

Além de apresentar seu trabalho, Patrícia também falou de toda a preparação necessária para ir à Antárdida, da viagem, das roupas, equipamentos e animais que são encontrados lá. Ela falou sobre a estação em que ficou hospedada durante os dezesseis dias de estadia no continente e também sobre as dificuldades encontradas para coletar os líquens, pois havia dias em que não era possível sair da hospedagem, devido ao mal tempo.

A palestra foi organizada pelo o grupo PET, da Engenharia Florestal, que a cada mês traz um novo tema para ser discutido com os alunos. O evento ocorreu na sala 15, do bloco 1 da universidade, iniciando por volta das 15 horas e 15 minutos.

Eveline Drescher/ Agência da Hora