Na manhã de sábado aconteceu quatro oficinas das 9hs às 11hs
A 5° edição do Festival Atena é um evento cultural que desenvolve e traz produções artísticas de toda a região. No sábado pela manhã, dia 20, ocorreram oficinas culturais de expressão corporal para jovens e adultos, música, customização e dança contemporânea. As vagas eram limitadas e a inscrição era 5 reais.
Na oficina de expressão corporal foram realizadas técnicas em grupos para as pessoas se expressar e interagir com outras. Essa oficina foi ministrada por Luciane Brun e Cátia Brun que trabalham numa empresa de teatro e recreação. A primeira técnica foi a do abraço em que as pessoas se abraçavam entre elas por que, como diz Luciane “é uma forma de interação, pois no cotidiano as pessoas são retraídas e reagem ao toque, não se cumprimentam”. Outra técnica foi dar um objeto ao aluno e eles representar algo sendo que os demais precisavam adivinhar o que era. Assim, Cátia afirma que “Essas são técnicas para desenvolver no palco para perder a vergonha com o corpo”. Nesse sentido, outra atividade foi escolher uma profissão e representar também. Para desenvolver essas atividades, Cátia ressalta que “é necessário colocar sentimentos ao realizar as ações”. Em mais um momento, houve a técnica da confiança que numa roda, uma das pessoas tinha que pedir socorro, cair e as outras segurar. Luciane relata que essa oficina tem como objetivo se autodescobrir. “Trouxemos formas de expressão que o teatro proporciona para se aproximar e interagir com o próximo”.
Na oficina de dança, o professor e bailarino Paulo Roberto Zanchin Junior propôs uma coreografia para os alunos. Ele mostrava o passo a passo e os alunos dançavam. Dessa forma, o professor revela que a dança é expressão. “O movimento não é realizado sem ter um objetivo”.
Na oficina de música, o professor Jean Horas ensinou os aspectos musicas de notas e escalas na composição de músicas com o violão, e, ao mesmo tempo, cantou junto com os alunos. Joel Pereira, que participou da oficina, trouxe o violão e fala sobre seu interesse pela música. “Comecei a cantar a igreja, e, a partir daí, comecei estudar violão”. O professor ainda conclui, e diz que “Da música vivemos diariamente pela vibração de sentimentos que ela nos fornece”.
Em mais uma oficina, a de customização, Daniela Cerutti mostrou algumas dicas de decorar objetos, roupas, etc. As pessoas que realizaram a oficina trouxeram materiais e objetos que gostariam de customizar e Daniela orientou no trabalho.
O Festival Cultural Atena aconteceu na escola Cardeal Roncalli e encerrou as atividades no final do dia 20, sábado, às 22 horas.
Deixe um comentário