Começa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é discutida no Roncalli. Foto: Carine Carezia

Uma das programações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla, foi realizada nesta última sexta-feira (22) na escola Cardeal Roncalli. Uma sessão de cinema com acessibilidade, que contou com a mediação de Jorge de Souza, que trabalha na Universidade Federal da Fronteira Sul e de Lais Piovesan, psicóloga da Universidade Federal de Santa Maria-FW. A sessão era aberta para toda a comunidade de Frederico Westphalen. Jorge e Lais, que fizeram curso sobre áudio-descrição, explicaram para o público como funciona a áudio-descrição para as pessoas que possuem a deficiência visual.

Devido ao pouco público presente, o filme “Antes que o Mundo Acabe”, direção de Ana Luiz Azevedo, foi transferido e portanto os filmes curtas-metragem assistidos foram “O Fim do Recreio”, direção de Nélio Spréa e Vinícius Mazzon, com duração de 20 min. E “O Sumiço da Coroa”, direção de Chico Faganello e Marco Martins com duração de 13 min.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será realizada nos dias 21 a 28 de agosto de 2015. Esse evento tem por parceria a APAE-FW, com o Grupo de Extensão Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria- FW e com o núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-FW, juntamente com apoio da prefeitura Municipal de Frederico Westphalen. E possui como objetivo discutir sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Carine Carezia /Da Hora