Lotação de ônibus é um problema para universitários

O transporte coletivo é utilizado com frequência por alunos e funcionários da Instituição Centro Superior Norte de Frederico Westphalen e Instituto Federal Farroupilha. O serviço é realizado pela empresa Transporte São Jorge, essa tem sob controle determinados números de passageiros que precisam se locomover.

– São ao total quatro ônibus, porém normalmente são usados apenas três, há mais de um mês o quarto ônibus não é utilizado por não haver alunos suficientes em todos os horários, em cada ônibus existe um determinado número de pessoas sentadas e em pé -relata o dono da empresa, Airton Miguel Rodrigues.

Dados disponibilizados pela empresa:

– 49 sentados, 17 de pé

– 45 sentados, 15 de pé

– 41 sentados, 14 de pé

Esse ano as reclamações diminuíram, mas todas as opiniões sobre melhorias que a direção recebe são repassadas para a prefeitura, argumenta Cleomar Marcos Fabrizio, administrador do campus.

Alunos enfrentam diariamente a superlotação em alguns horários. Foto: Renata Veríssimo Cortina

Pedro Stéfano, aluno de Engenharia Florestal do 2º semestre, ressalta que nem sempre a superlotação acontece, é mais frequente nos horários iniciais da manhã. A maioria das reclamações se voltam a isso, por causar desconforto aos passageiros que ficam de pé e também pela questão de segurança em trafegar não estando sentado. Sugere ainda que a empresa tome medidas que diminuem esse problema, como por exemplo, adotar o uso do quarto ônibus. Uma vez que a culpada não é apenas a empresa, o município também deve cumprir com sua parte.

Renata Veríssimo Cortina/ Da Hora