A Agência já havia conquistado o prêmio de melhor agência da região sul em junho e agora foi a vez de levar o troféu nacional em premiação que ocorreu na UFRJ, no Rio de Janeiro
A Agência Experimental de Notícias Da Hora da UFSM/FW recebeu, nesta segunda-feira (07), o prêmio Expocom de melhor Agência Jr. de Jornalismo a nível nacional. O troféu foi conquistado no Intercom Nacional, no Rio de Janeiro, que ocorreu dos dias 4 a 7 de setembro e reuniu mais de 4.200 congressistas na UFRJ, campus Praia Vermelha.
A XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) premia os melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos da área de Comunicação. O prêmio integra a programação do Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Para chegar à etapa nacional do Expocom, é preciso primeiro vencer a premiação regional, que ocorreu em junho, na cidade de Joinville (SC). A fase regional também premiou o trabalho Abrace a Cidadania, de alunos de Relações Públicas da UFSM/FW.
O projeto Agência Da Hora é coordenado pelo professor Carlos André Echenique Dominguez e foi representado no congresso pela bolsista Eduarda Wilhelm Possenti. Dominguez considera o prêmio um reconhecimento muito importante para os trabalhos realizados. “São oito anos de muito aprendizado A Agência Da Hora é uma ideia de que jornalismo se aprende fazendo jornalismo e refletindo sobre essa pratica”, declara o professor.
Para Eduarda, poder representar o trabalho árduo e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto é um orgulho muito grande. “Fico muito feliz de fazer parte deste projeto que me ensinou muito sobre a prática do jornalismo e levar esse prêmio para a UFSM/FW é muito gratificante”, considera a acadêmica do sexto semestre do curso.

Congresso Nacional de Comunicação teve diversas atividades para estudantes, pesquisadores e professores da área
A Expocom premiou 69 trabalhos em modalidades distintas, de 286 apresentados. Na modalidade Agência Jr. de Jornalismo concorreram, além da Da Hora, mais três agências de diferentes regiões do país. A escolha do melhor trabalho leva em conta a criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica do produto. Na fase nacional a avaliação é feita por um juri presencial, que analisa a qualidade da apresentação, e um juri virtual, que leva em conta o paper escrito e os produtos anexados na inscrição.
A Agência Experimental de Notícias da Hora, do Curso de Jornalismo, foi criada em 2007 como um espaço onde os alunos podem exercer a prática do jornalismo diário por meio da realização de coberturas de eventos culturais e produção de material multimídia por meio das redes sociais, site, Web TV e Web Rádio.
Todo conteúdo produzido pode ser utilizado por meios de comunicação da região ao Alto Médio Uruguai de forma gratuita, desde que respeitado os devidos créditos e direitos de autoria. O projeto contribui para suprir a necessidade de informação da região e, consequentemente, para o seu desenvolvimento.
Participam da Agência alunos bolsistas, acadêmicos matriculados na disciplina complementar de graduação Agência Experimental de Notícias e demais alunos de todos os semestres, que atuam de forma voluntária.
É a segunda vez que a Agência Da Hora conquista o Expocom Nacional, tendo levado o prêmio também em 2009. Todo conteúdo produzido pode ser encontrado no site: http://decom.ufsm.br/dahora.
Eduarda Wilhelm / Da Hora
Deixe um comentário