Em jogo movimentado, União e Gaúcho fizeram partida onde o time da casa foi proeminente e venceu pelo placar de 3×1, neste domingo, dia 6, no estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen, pela terceira rodada do grupo norte, na copa Valmir Louruz.
Com poucos torcedores acompanhando a partida e desconfiados com as atuações do leão da colina nos jogos anteriores, o tricolor entrou em campo com algumas mudanças em relação à partida contra o próprio Gaúcho, na semana passada. Buscando a primeira vitória na competição e aproveitando as deficiências que, já havia explorado no jogo em Carazinho, diante do mesmo adversário, o time do técnico Marcelo Caranhato começou tomando a iniciativa da etapa inicial.
Investindo na bola aérea e contando com a grande estréia do atacante Nicolás, o União não demorou para chegar à área adversária. Com o próprio Nícolas, em levantamento de Thomás, o atacante cabeceou para fora. Mas não demorou muito tempo para, também, de cabeça, o zagueiro João Carlos abrir o placar, após jogada ensaiada de Thomás com Nícolas.
O União determinou todo o jogo. O Gaúcho só conseguiu chegar à meta do goleiro Lúcio, apenas em chutes de longa distância, que não trouxeram perigo à defesa Frederiquense. No segundo tempo, ainda mais arguta, a equipe do Médio e Alto Uruguai, com o atacante Welder, premeditou o que viria para os donos da casa, chutando para fora. Logo em seguida, aos oito minutos da etapa complementar, Nícolas, de novo de cabeça, fez o segundo do União, complementando o cruzamento do volante Márcio Reis.
O árbitro Evander Bicca, que apitou o seu terceiro jogo do União Frederiquense, só neste semestre, não viu, o que teria sido um penalty do atacante Welder, fora do lance, em um jogador do Gaúcho. Ainda assim, os donos da casa, que não tinham nada a ver com os equívocos da arbitragem, continuaram pressionando o adversário. Primeiro, com o volante William Bones, chutando forte para fora. Depois, com o lateral-esquerdo Thomás, arrematando na trave e, em seguida, a bola bateu nas pernas do goleiro William Lago.
O técnico Marcelo Caranhato, percebendo que o volante Marcio Reis já havia levado cartão amarelo, decidiu colocar o garoto Thalheimer, o qual, também levou cartão amarelo, três minutos após a sua entrada. Mas o técnico do Gaúcho, Ricardo Attolini, que havia feito uma substituição anteriormente, foi mais efetivo. Jordão, o atacante que entrara no lugar de Gustavo, descontou para o Gaúcho, aos 16 minutos do segundo tempo.
Marcelo Caranhato fez mais duas substituições no União: Busanello entrou no lugar de Tatto, e Mattana no lugar do autor do segundo gol, Nícolas. O próprio Mattana, não decepcinou seu treinador, e aos 47 minutos da etapa complementar, quando o Gaúcho tentava o gol de empate e faltavam dois minutos para o final da partida, sacramentou o resultado de 3×1 para o tricolor Frederiquense, na jogada do meia Dewide, o atacante girou na saída do goleiro, e bateu do lado esquerdo da meta adversária.
Agora, no dia 20 de setembro, daqui dois domingos, o União irá até Palmeira das Missões, enfrentar o Palmeirense, líder do grupo região da norte da copa Valmir Louruz. O leão das Missões, no primeiro turno, goleou o Leão da Colina, fora de casa, justamente no primeiro clássico, vencendo por 4 a 1, e hoje, também venceu por placar elástico. Só que desta vez, contra o Marau, vitória por 5 a 1. O União continua brigando pela classificação. Mas, se o torneio terminasse hoje, estaria eliminado, pois é o último colocado em um grupo que se classificam três times. No entanto, o tricolor é o quarto colocado, com quatro pontos.
Antes da partida diante do Palmeirense, o União terá um amistoso, no dia 12, sábado, contra o Cometa, de Itapiranga.
FICHA TÉCNICA:
União Frederiquense (3): Lucio, Thomas (Cristiano), João Carlos, Gil e Tatto (Busanello); Jovany, Willian Bones, Marcio Reis (Thalheimer) e Dewide; Nicolas (Mattana) e Welder (Raul). Técnico: Marcelo Caranhato.
Gaúcho (1): Willian Lago, Jefferson (Jackson), Marcelo, Diógenes e Foguinho; Dudu, Danilo, Jhonny e Marcos Roden; Gustavo (Jordão) e Arthur (Marlon). Técnico: Ricardo Attolini.
Arbitragem: Evander Bica, auxiliado por Cristiano Ivan Eckert e Leandro Martins Soares.
Gols: João Carlos (U), Nicolas (U), Jordão (G) e Mattana (U).
Cartões amarelos: Marcio Reis, Thalheimer e Busanello (U); Dudu, Diógenes e Jhonny (G).
Local: Vermelhão da Colina (Frederico Westphalen-RS).
Guilherme de Vargas/ Da hora
Deixe um comentário