Aconteceu na noite da última quinta-feira, 17, a tradicional missa crioula na cidade de Frederico Westphalen, um dos principais atrativos da programação da Semana Farroupilha. A partir das 18h30min, um grande público se reuniu na Praça da Matriz para celebrar a fé e o tradicionalismo, por meio de orações e devoção.
A missa foi celebrada pelo Pe. Valdir Formentini, que com trajes gauchescos, símbolos do tradicionalismo e cantos, usou um linguajar típico dos gaúchos para conduzir a celebração.
– Para ter uma identidade gaúcha é preciso gostar e conhecer a nossa história, além de praticar nossas tradições. Com a missa crioula, as pessoas se identificam com nossa cultura e fortalecem esse espírito gaúcho – complementa o pároco Valdir.
A frederiquense Sonia Maria Carvalho, que participa da missa há mais de 30 anos, relata que é um momento de reflexão, bênçãos e paz interior, além de poder cultivar ainda mais a tradição por meio da fé.
O diferencial desse tipo de celebração é a adaptação de ritos e orações católicas para tradicionalistas. As letras religiosas se transformaram em músicas gaúchas. Fez parte da celebração também, a invernada juvenil do CTG Rodeio da Querência, que apresentou coreografias das melodias que foram cantadas.
Rosiane Zanovello/ Da Hora
Deixe um comentário