Taquaruçu do Sul festeja a Semana Farroupilha com Acampamento Farrapo

A gauchada de Taquaruçu do Sul não ficou de fora das comemorações da Semana Farroupilha. Do dia 12 a 20 de setembro ocorreu a 30ª edição do Acampamento Farrapo, em frente da Praça da Matriz.  Neste ano de 2015 o tema da Semana Farroupilha foi “O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural”. No dia 12, dia da abertura, houve Missa Crioula a cargo do pároco Pe. João Ademir Ferrari.

Taquaruçu do Sul também comemora a Semana Farroupilha

Taquaruçu do Sul também comemora a Semana Farroupilha. Foto: Júlia Caroline Geib

O CTG Porteira Aberta, de Taquaruçu do Sul, teve presença constante no evento, desde a recepção da Chama Crioula até o encerramento, dia 30. Além de suas apresentações, o CTG Estância Alegre, de Vista Alegre, e o CTG Sentinela da Coxilha, de Caiçara também estiveram presentes. O Grupo da 3ª Idade Aconchego Amigo e as escolas estaduais e municipais locais também expuseram atividades culturais durante os sete dias, além das apresentações da Invernada Artística Adulta do CAFW/I.F. Farroupilha.

A Rádio comunitária de Taquaruçu do Sul também esteve presente, cedendo espaço para o grupo “Cantare e Ridere” e para o CTG de Taquaruçu do Sul, Porteira Aberta. No decorrer dos dias houve show com o grupo Rodeiro da Querência, Comparsa Missioneira, Roque e Derli (dupla tradicionalista local) e Jarbas Moraes e grupo Estampa Campeira. Ocorreu também o programa ao vivo De Gaúcho para Gaúcho, momento em que cerca de 30 artistas regionais se apresentam, além também foi disponibilizado espaços para Tertúlias livres e sonorizações no galpão.

Jair Antonio Zancan, Secretário da Saúde de Taquaruçu e organizador do evento, destaca que o município tenta atender a todos os gostos do tradicionalismo gaúcho, não apenas a questão musical e fandangueira, mas toda a questão cultural, inclusive um resgate histórico dos primeiros Acampamentos Farrapos, com uma programação bastante vasta.

Espirito Gaúcho em Taquaruçu do Sul

CTG Porteira Aberta, de Taquaruçu do Sul, mostra seu espírito gaúcho durante o evento. Foto: Júlia Caroline Geib

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Obras, Escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino, Polícia Militar, Polícia Civil, CTG Porteira aberta e Rádio Comunitária de Taquaruçu FM.

Júlia Caroline Geib/Da Hora