Iniciou nesta segunda-feira (28/09), a Semana Acadêmica de Comunicação Social dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas – SECOMUNICA, da UFSM campus Frederico Westphalen, com a temática: Diálogos de aprendizagem, vozes da experiência. A semana contará com profissionais consolidados no mercado de trabalho, que ministrarão as mais diversas palestras, oficinas e bate-papos, entre os dias 28/09 e 02/10 no auditório do IF Farroupilha, campus FW.
Abrindo as atividades, a tarde começou com uma mesa redonda sobre jornalismo impresso na região, com Carla Silva, gestora comercial do jornal Folha do Noroeste e Adriana Folle que é editora-chefe do jornal O Alto Uruguai. Discorrendo sobre a permanência do jornal impresso e sua importância para a região, as palestrantes explicaram as características do impresso, esclarecendo sobre a rede comercial e os meios digitais. A mediação ficou por conta do professor Carlos André Dominguez.
A editora-chefe do AU, Adriane Folle, acredita que apostando nas pessoas formadas, o conteúdo gerado será de qualidade e assim a profissionalização se torna o principal fator para manter a confiança dos leitores. – A região tem um nível cultural que aprecia muito o jornal impresso e é devido a isso que cada vez mais o nível de assinantes aumenta, auxiliando nisso, a rede comercial, que é uma corrente, onde o jornalismo de qualidade faz com que o número de assinaturas seja maior e desse modo tenha mais anunciantes pelo grande público – completa.
A organização ficou por conta dos acadêmicos dos DAs de Jornalismo e Relações Públicas. Para Rodrigo Alcântara D’avila, coordenador de assistência estudantil, ressalta que a SECOMUNICA é um evento marcante não apenas para o Departamento de Comunicação, mas também para toda a faculdade e comunidade frederiquense. – Desde o início do planejamento, procurou-se suprir os anseios dos alunos, tanto de jornalismo quanto de relações públicas, por esse motivo, a expectativa para esse ano é grande, pois para os acadêmicos é uma troca de experiências anual com profissionais renomados na área de comunicação – explica o também acadêmico.
Para finalizar a tarde, a professora Patrícia Milano Pérsigo, mediou à mesa redonda “O RP e a graduação: a escolha do TCC”, com a participação de Greta Oliveira, Anelise Machado e Tamiris Loreto. O debate norteou-se em torno da melhor opção para o TCC, que é uma base teórica não apenas para a formação, mas também um apêndice de conhecimentos para a vivência e o mercado de trabalho. Uma das ideias debatidas foi que no decorrer dos projetos os problemas são normais, basta esforço e dedicação que ao final a recompensa vem.
As diversas palestras, oficinas e bate-papos, seguem até sexta-feira, 02. Entre os destaques da programação, está a presença dos jornalistas Giovani Grizotti e Alice Bastos Neves. As inscrições podem ser feitas na hora.
Renata Veríssimo Vargas Cortina/ Da Hora
Rosiane Zanovello/ Da Hora
Deixe um comentário