Iniciou nesse sexta-feira, 23 de outubro, a Feira Regional da Agricultura, Agroindústria, Artesanato e Biodiversidade, promovida pela Emater com apoio da Prefeitura de Frederico Westphalen. As programações que iniciaram hoje, seguem até o próximo domingo, dia 25, no Parque Municipal de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, de Frederico Westphalen. Algumas atividades também, ocorrem na Ecco Eventos, ao lado do parque de exposições. Milhares de pessoas visitaram o parque e cerca de 35 excursões chegaram ao parque apenas nesse primeiro dia de evento.
Nessa sexta pela parte da manhã, aconteceu o Seminário Regional da Bovinocultura de Leite, na Ecco Eventos, com o painel: cenários e perspectivas para a produção de leite na região. Diversas autoridades estiveram presentes no evento e os painelistas do seminário foram: Tarcísio José Minetto, Danilo Cavalcanti Gomes, Nestor Bonfanti, Oreno Ardêmio Heineck, Darlan Palharini e Cleonice Back. Em torno de 700 pessoas participaram das atividades.
A feira foi pensada também para atender as demandas da região e nesse sentido, trazer atividades que identifiquem as potencialidades da região são fundamentais. Segundo a organização do seminário, surgiu a questão do leite e a Emater definiu que não seria o momento de discutir a questão técnica e sim, discutir as políticas administrativas. De acordo com Valdir Sangaletti, Assistente Técnico Regional de Sistemas de Produção Animal “até em função dos últimos acontecimentos, se torna mais importante ainda discutir o que vai acontecer com o leite a nível de estado, Brasil e região, já que somos uma região formada basicamente por pequenos proprietários e pequenos produtores de leite”.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto já esteve na região no dia 22 de outubro, a fim de conhecer algumas unidades de referência na região. Visitou assim, uma propriedade em Taquaruçu do Sul e outra, em Vista Alegre. Ele comenta que qualquer produtor deve ter visão empreendedora e considera de extrema importância, manter o diálogo com os responsáveis e encarregados de todo processo de produção de leite. “Nada melhor do que verificar esse controle e a Emater tem experiências boas de propriedades de referência, tem contabilizado resultados, dialogado problemas e expectativas que os agricultores tem lá”, acrescenta Minetto. Ele ainda destaca que teve uma ótima percepção da produção na região e garante que estão todos muito animados.
Além disso, houve também o 7º Encontro Estadual dos APLs de Agroindústria Familiar e Alimentos no pavilhão 2. Na cozinha didática, todos os dias os visitantes podem conferir diferentes receitas e na primeira manhã, puderam conferir a receita de misto quente de legumes.
Próximo ao meio dia ocorreu a abertura oficial da 1ª Feira Regional da Agricultura, Agroindústria, Artesanato e Biodiversidade, em frente ao pavilhão 4. Diversas autoridades participaram do evento, dentre eles o presidente da Emater, Clair Kuhn; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; o gerente do Escritório Regional da Emater, Fransico Frizzo. Além desses, marcaram presença também alguns representantes de entidades e apoiadores do município e região, além dos deputados Edegar Pretto e Dionilso Marcon.
Na parte da tarde, a programação seguiu com o 3º Seminário Regional da Alimentação Saudável, na Ecco Eventos e no pavilhão 1, ocorreu o Espaço Temático sobre Tendências e Perspectivas da Agricultura Familiar, com a participação de pesquisadores e universidades. O diretor do campus da UFSM de Frederico Westphalen, Genesio Mario da Rosa, juntamente com demais professores da instituição e pesquisadores, debateram sobre agricultura familiar.
Para encerrar a programação, às 19 horas, houve aula inaugural do curso de especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da URI/FW. Além dessas atividades, na sexta-feira, dia 23, esteve no parque de exposições a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. Estão envolvidos na feira, 42 municípios da região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea e dessa forma, torna-se uma oportunidade de valorizar as potencialidades e riquezas produzidas nas pequenas propriedades da região.
A cobertura completa pode ser conferida na página do facebook da Agência Da Hora e quem estiver pelo parque de exposições acompanhando a programação, pode acompanhar tudo pela rádio feira, também produzida pela equipe.
CLEUSA JUNG/ DaHora
Deixe um comentário