O nosso corpo necessita de uma alimentação balanceada. Pois é através dos alimentos que nosso organismo absorve as vitaminas, proteínas e demais nutrientes necessários para o corpo funcionar de forma correta e saudável. Para isso, devemos ingerir alimentos saudáveis e de qualidade, bem como frutas e verduras. Mas não é o que ocorre durante a semana na vida do acadêmico de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Jefferson Luquini. “Embora eu gostasse… o fato é que como tenho uma rotina de trabalho bem intensa, na maioria das vezes acabo me alimentando apenas nos horários principais… qual seja café da manhã, almoço e janta. Raramente como alguma coisa entre às 10 horas da manhã. Percebo que muitas pessoas ficam tão preocupadas com suas atividades de trabalho, que acabam se alimentando mal”, comentou.
Para a nutricionista, Fábia Benetti, Professora do curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada – URI, alimentação saudável, vem do consumo de alimentos naturais, livres de agrotóxicos, que devem ser ingeridos na hora certa e na quantidade ideal, já que cada organismo é diferente. Também comenta que se possível, os adolescentes que estão com o corpo e a mente em pleno desenvolvimento e atividade, deve evitar ingerir produtos industrializados, se possível, optar pelos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, para então ter uma melhor qualidade de vida. Eliangela Sagiorato, acadêmica do curso de Relações Públicas da UFSM – FW, “Se eu pudesse almoçaria em casa todo dia, comeria alimentos mais saudáveis, preparados na hora, mas com a correria do dia a dia eu como alimentos industrializados e que são mais rápidos para preparar. Às vezes almoço em restaurantes, mas nem sempre isso é possível.” Afirma Eliangela.
Os estudantes universitários acabam esquecendo-se de fazer às refeições nos horários corretos, principalmente os jovens que vivem sozinhos, pois não querem perder seu tempo no preparo das refeições e, muitas vezes, optam em fazer um lanche no bar do bairro, pois bem, aquele lanche saciou a fome momentânea, porém, acaba sendo uma bomba calórica e o colesterol passa a predominar nas veias, trazendo sérios problemas de saúde. Cibeli Zeni, acadêmica do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen – UFSM – FW, faz diferente, possui uma alimentação saudável. “A minha alimentação durante a semana é quase igual a do final de semana, até no domingo eu como arroz e feijão preto”, destaca Cibeli.
O acadêmico de Ralações Públicas, da UFSM – FW, Eduardo Dóro, afirma “Com as atividades da universidade, eu acabo deixando a alimentação de lado.” E relembra que quando residia com seus pais, ele consumia frutas e verduras em excesso.
Desta forma, ocorre a mudança de hábito na alimentação, como na do Eduardo. No entanto, os jovens que residem sozinhos e estudam pra caramba, esquece, por exemplo, de comer a maça às 10 horas da manhã, mas procura comer alimentos pré-preparados. A nutricionista, Thais Pinheiro, Professora na Universidade Regional Integrada – URI – ressalta que os alimentos pré-preparados possuem muitos aditivos alimentares, que competem com os nutrientes, com isso, a absorção dos minerais não ocorre de forma correta pelo organismo e se não ter uma alimentação equilibrada em vitaminas, nosso organismo poderá ficar carente em nutriente e assim ficar vulnerável a doenças.
A nutricionista, Thais Pinheiro, Professora na Universidade Regional Integrada – URI – ressalta que os alimentos pré-preparados possuem muitos aditivos alimentares, que competem com os nutrientes, com isso, a absorção dos minerais não ocorre de forma correta pelo organismo e se não ter uma alimentação equilibrada em vitaminas, nosso organismo poderá ficar carente em nutriente e assim ficar vulnerável a doenças.
As frutas, verduras e legumes, sem dúvida, são fontes de vitaminas e minerais, que fazem bem para o nosso organismo em qualquer fase da vida, mantendo o corpo em pleno funcionamento. Além de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. A nutricionista, Bárbara de Carli, apresenta em quais alimentos encontramos algumas vitaminas que se inseridas na alimentação diária, podem prevenir doenças no futuro.
Vitaminas Lipossolúveis e hidrossolúveis
As lipossolúveis são, vitamina A, D, E e K.
– Vitamina A está presente em alimentos predominantes nas cores laranja e vermelhas. Evitando deficiências visuais.
– Vitamina D tem sua principal fonte quando nos expomos no sol, onde ela se torna ativa. Ela é pouco disponível nos alimentos (leite, ovos, peixes, etc)
– E vitaminas hidrossolúveis: todas do complexo B, C e entre outras. Além dos minerais (cálcio, ferro, zinco, cobre, ácido fólico).
Gabriel Morcelli/Da Hora
Deixe um comentário