Grande parta da população vem buscando um estilo de vida saudável através de uma alimentação equilibrada, ingerindo frutas, verduras e legumes. Muitos escolhem abolir a carne, que é uma proteína de alto valor biológico e que auxilia na construção das células, vai ter o organismo diferente de uma pessoa vegetariana. No entanto as pessoas vegetarianas deverão ter um cuidado com a alimentação. A nutricionista Fábia Benetti, ressalta os 4 tipos de vegetarianos. Os vegetarianos se dividem em grupos: Vegetarianos estritos, ovolactovegetariano, ovo vegetariano e veganos.
O vegetariano estrito, não consome nenhum alimento obtido através de animais. Não ingere carnes, embutidos e manteiga nas refeições. Não consome derivados de animais Portanto, deve ter um cuidado especial com a alimentação, para não ficar deficiente com a vitamina b 12 ácido fólico e ferro e tanto aminoácidos que são essenciais. Encontrados em carnes e seus derivados. Lembrando que o paciente deve ter o acompanhamento de um nutricionista, para avaliar se a dieta mantém o seu organismo saudável.
Os ovo-lacto vegetarianos só restringem as carnes, sem cortar ovos, leites e derivados. Os que comem ovo, mas não consomem carne e leite, são chamados de ovo vegetarianos.
Os veganos seguem o comportamento vegan. Além de excluírem alimentos de origem animal do cardápio, não consomem nenhum tipo de produto que contem com a participação de animais na produção com roupas e produtos de higiene.
A acadêmica de Engenharia Florestal, Cibeli Zeni, comenta sobre sua escolha de ser vegetariana: “Sou vegetaria a 2 anos e 7 meses do tipo Ovalactovegetariana, que não come nenhum tipo de carne, de nenhum ser vivo, apenas derivados animais como ovos, leite e mel. Optei por deixar de comer carne após ter entrado na faculdade onde conheci pessoas vegetarianas e depois de muito tempo pensado no assunto, me dei conta que também não preciso de carne para viver, uma vez que nunca gostei tanto assim desse alimento, e que comer carne é apenas um habito cultural (RS famoso pelos churrascos e etc.) afinal nunca me tinha sido dado a opção de não ser comer carne ou refletido sobre o assunto, até então. Decidi adotar o vegetarianismo pois acredito que não tenho direito de tirar a vida de outro ser vivo, vivo como eu, com sistema nervoso, que também sente dor, por uma fonte de alimento que pode ser substituída por tantas outras. Além disso, uma vez me dado conta dos impactos da pecuária sobre os recursos ambientais, seja no pisoteio dos animais degradando o solo, o desmatamento para a criação de gado, as emissões de gás metano, entre outros, foi impossível não levar isso em conta nas minhas refeições Hoje acredito que estou me alimentando melhor, ingerindo muito mais verduras e legumes que antes, além de dar mais atenção as proteínas que ingiro, todos os dias como ovo, bebo leite (2L em 5 dias), além de aveia, proteína de soja, entre outros. E não sinto falta de carne.” Salienta Cibeli.

A população vem buscando um estilo de vida saudável, ingerindo frutas, verduras e legumes Foto: Gabriel Morcelli
Os vegetarianos que residem em no município de Frederico Westphalen, não irão encontrar um cardápio especial para os vegetarianos. O que está disponível no buffet, diversos tipos de saladas para os clientes, com variação diária no cardápio, com o objetivo de agradar os clientes.
Gabriel Morcelli/Da Hora
Deixe um comentário