Semana da Calourada marca a integração entre calouros e comunidade acadêmica

A programação da Semana da Calourada da UFSM/FW neste ano foi intensa. Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFSM) e Diretórios Acadêmicos (DAs), esse tradicional evento dedica a primeira semana de aula para que os novos estudantes possam conhecer a Universidade e se entrosar com os novos colegas. São cerca de 100 novos alunos dos cursos de Jornalismo, Agronomia e Engenharia Florestal que ingressam na UFSM/FW neste primeiro semestre.

Na segunda-feira os calouros foram recepcionados pelos integrantes dos Diretórios Acadêmicos e conheceram um pouco mais sobre o curso e a estrutura do campus. A Ervateira Realeza forneceu erva-mate para o chimarrão dos participantes, a Skinabon disponibilizou picolés e a Irmandade Choperia ajudou com água mineral. Já na terça-feira foi realizada uma visita práticas aos laboratórios dos cursos pela parte da manhã. Durante a tarde foram apresentados os sindicados das profissões dos cursos, incluindo bate-papo com representantes. Também houve um espaço para discutir o gênero no dia a dia dentro da Universidade. Na quarta-feira de manhã o grupo teatral Cidadãos em Cena, projeto da CUFA\FW, apresentou o espetáculo “Ana e o seu sonho”. Após, uma roda de chimarrão será responsável por integrar os calouros e veteranos. A integrante do DCE e organizadora do evento, Nicole Bavaresco Rezende, diz que a Calourada é um espaço de integração entre os calouros, mas também entre os veteranos, comunidade acadêmica e sociedade. “Quando você ingressa na universidade tudo ainda é novo, e a calourada vem pra mostrar ao calouro a universidade e tudo o que compõe ela, inclusive a cidade em que a universidade se localiza. Vale muito a pena participar!”, ressalta.

Durante a tarde da quarta-feira, os calouros e veteranos de Jornalismo participaram do CineDAJ, um momento de reflexão sobre o exercício da profissão. Na ocasião, foi projetado o filme Todos os Homens do Presidente, que retrata a história real da investigação feita por dois jornalistas sobre o escândalo de Watergate, que levou à renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Após, houve um momento de troca de experiências e conhecimento sobre a carreira. O “Panorama: debates e experiências” contou com a participação de três acadêmicos do curso e uma jornalista formada na UFSM/FW, falando sobre as suas vivências na faculdade e mercado de trabalho. Mathias Lengert, calouro de Jornalismo, conta que escolheu o curso por acreditar combinar com ele. “Os jornalistas tem o poder de descontruir paradigmas e estereótipos, destruindo os preconceitos que a gente tem na sociedade”, considera o estudante.

Na quinta-feira houve um espaço para apresentar as entidades estudantis dos cursos pela manhã e, durante a tarde, foi um momento de descontração para os calouros. O Cine 568 recebeu os acadêmicos para uma gincana cultural, onde foram realizadas várias brincadeiras. A partir das 17h, aconteceu o encerramento da Semana da Calourada. Calouros, veteranos, professores e servidores se reuniram no Largo Vitalino Cerutti para uma mateada cultural. A Ervateira Barril disponibilizou água quente e erva mate para o chimarrão. Logo mais, o músico Rafa Braz, de Passo Fundo, interpretou sucessos do reggae e pop rock, garantindo uma noite animada para o público presente. A caloura de Jornalismo Emily Calderaro considera que é importante participar de espaços como esse. “A gente precisa conhecer quem são os nossos professores, como funciona a faculdade e todo esse universo que não estamos acostumados”, diz Emily.

Além de toda essa programação, foi realizado durante a semana o Trote Solidário. A ação consistiu na arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade da região.

Confira a galeria de fotos:

Eduarda Wilhelm/Agência Da Hora