Aconteceu no último sábado, dia 12, o Encontro Regional de Saúde do Trabalhador no Hotel Jardim Europa, na cidade de Ijuí. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul-SINDISPREV-RS, o evento reuniu servidores dos municípios abrangidos pela gerência de Ijuí.
O encontro que tinha como tema Assédio Moral: Violência contra o trabalhador iniciou às 9h. A Psicóloga e Dra. em Serviço Social Fabiane K. S. Machado e a assistente social do SINDISPREV-RS Francyele Melgarejo promoveram reflexões acerca do quanto os problemas do trabalho influenciam na saúde dos servidores e do estresse causado pela pressão de produzir mais com menos recursos. As palestrantes destacaram a pouca importância dada à saúde psicológica dos trabalhadores e trouxeram dados que indicam o aumento de servidores com transtornos, problemas com a saúde mental e até mesmo casos de suicídio no trabalho no âmbito federal.
A Dra. Fabiane falou um pouco sobre a violência moral e institucional que acontece no ambiente de trabalho: “A violência psicológica no trabalho, além dela ser subjetiva, às vezes é muito franca. Ela acontece, mas acaba sendo rotinizada, acaba sendo banalizada, e hoje em dia a gente vive a naturalização do sofrimento no trabalho, isso não pode mais acontecer”, disse Fabiane.
Os servidores foram convidados a formar grupos para discutir os problemas enfrentados em seus ambientes de trabalho e colocá-los num cartaz, para que cada reclamação pudesse ser compartilhada. Tópicos como metas inalcançáveis, aumento excessivo da demanda, estrutura precária e falta de capacitação foram quase unanimes entre os grupos, que discutiram entre si possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas diariamente.
Mesmo que ainda não exista legislação específica para esses casos no âmbito federal o advogado do SINDISPREV-RS, Marcelo Bidone conversou com os presentes esclarecendo o que é considerado assédio no trabalho, e dando dicas sobre o que fazer nessas situações.
O encontro que foi encerrado por volta das 14h com um almoço coletivo, ainda deve acontecer nas regiões de Santana do Livramento, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul.
Naiumy Roani / Da Hora
Deixe um comentário