Associação dos Servidores de Frederico irá beneficiar docentes e técnicos da UFSM

Foto: Guilherme Vargas/Da Hora

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – campus Frederico Westphalen, apesar de existir há mais de dez anos, ainda não conta com uma associação, a exemplo da sede, para contemplar seus professores e técnico-administrativos. Por isso, no último dia 19, terça-feira, o centro de convivências da UFSM-FW recebeu docentes e técnicos da instituição com a finalidade de discutir sobre a criação de uma associação.

Provisoriamente, a entidade recebeu o nome de ASFW (Associação dos Servidores de Frederico Westphalen). Para associar-se, será necessário ter vínculo empregatício com a UFSM. Entretanto, os responsáveis pela elaboração do processo precisarão verificar se os servidores terceirizados poderão participar, ou estarão ligados à associação somente enquanto estiverem prestando serviço à instituição. A contribuição mensal será definida em assembleia geral.

PRAINHA – Durante a reunião, também foi debatido a respeito da reforma e uso da área denominada “Prainha”, localizada na BR-386, na saída para Iraí, que deve abrigar uma sede para a associação. Segundo o diretor pro-tempore do campus, Braulio Otomar Caron, “vai depender da abertura do processo administrativo feito pelo reitor, para que seja dado início aos trâmites de abertura da Prainha”. Além disso, será necessária a abertura de um processo licitatório, tendo em vista que a área do local foi adquirida por 15 mil cruzeiros, à época de sua aquisição. Os docentes e servidores pediram rapidez na reforma, pois o lugar é constantemente invadido.  Como a UFSM não dará aporte financeiro para a reforma, as alterações que poderão ser feitas, momentaneamente, serão somente nos banheiros, churrasqueiras e quiósques.

CONVÊNIOS – Está sendo estudada a possibilidade da realização de convênios com estabelecimentos de Frederico Westphalen, como restaurantes e postos de gasolina. A ideia é que esse tipo de parceria com a universidade se dê por intermédio da associação, a exemplo do que realiza a Associação dos Professores Universitários De Santa Maria (APUSM). Em Frederico Westphalen, a associação beneficiará também os técnico-administrativos.

Guilherme de Vargas – Agência Da Hora