Alpestre realizará Festival Dança para todos

O Ginásio Municipal de Alpestre/RS sediará, no dia 4 de maio, a primeira edição do Festival de dança inclusiva Dança para todos. O evento é realizado pela Gaia Cultura e Arte, com o patrocínio da Foz do Chapecó e Financiamento do Ministério da Cultura.

O Festival visa ampliar o diálogo com a arte contemporânea e promover o intercâmbio entre artistas profissionais e amadores, com foco em danças inclusivas e artistas portadores de necessidades especiais. Além de oferecer espetáculos de dança para a comunidade em geral, as APAE’s participadoras ganharão oficinas de Dança Contemporânea, uma para a capacitação de professores de Dança e outra para os alunos com necessidades especiais.

Segundo a organização do evento, a dança além de trazer benefícios psicomotores, cognitivos e socioculturais aos praticantes, para a pessoas portadoras de necessidades é “uma aliada na inclusão social, especialmente quando vivenciada em espaços onde a diversidade humana é a principal característica.”

O festival têm início às 9h com a oficina de dança para os professores e alunos participantes. Às 14h, terão início as apresentações das doze APAES envolvidas no projeto. Encerrando às 19h, o Festival receberá a apresentação do Grupo Cia Pulsar do Rio de Janeiro, com o espetáculo Indefinidamente Indivisível e, logo após, a Cia Crepúsculo de Belo Horizonte/MG trará o espetáculo Conatus. Essa será a primeira vez que será realizado o Festival no país.

fonte

Fonte: facebook.com/FestivalDancaParaTodos

 

 

O que é dança inclusiva?

A dança inclusiva é um trabalho que inclui pessoas com deficiência levando em conta os focos terapêuticos e educacionais, mas a ênfase encontra-se em todo o processo do resultado artístico, levando em consideração a possibilidade de mudança da imagem social e inclusão na sociedade dessas pessoas por meio da arte de dançar.

É uma atividade corporal que pode ser considerada um recurso artístico-terapêutico auxiliar ao bem-estar físico, mental e espiritual, proporcionando a inclusão social de pessoas com deficiência física.

Wellington Hack – Agência Da Hora

About Agência Da Hora