Alunos e servidores da UFSM realizam prova do TOEFL

Um total de 210 alunos, técnico-administrativos e docentes tiveram a oportunidade, no dia 30 de abril, de se submeter à avaliação do Teste de Proficiência em Inglês – TOEFL ITP, nos campi da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW) e Palmeira das Missões (UFSM/PM). O TOEFL ITP é uma prova que possibilita aos alunos da graduação fazer intercâmbios em países estrangeiros, bem como ingressar em cursos de Língua Inglesa oferecidos gratuitamente pela UFSM através do programa Inglês Sem Fronteiras.  Já para os alunos pós-graduandos, a aprovação na prova do TOEFL ITP é exigida como pré-requisito em muitos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

O aluno do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente da UFSM/FW, José Alcides Soares de Freitas, avaliou positivamente a prova. “Realizar a prova do TOEFL foi uma boa e desafiante experiência, pois é um momento em que nossos conhecimentos na Língua Inglesa são testados”. Segundo o acadêmico, a prova teve duração aproximada de três horas e trinta minutos, foi dividida em três sessões, a primeira constituída da compreensão de diálogos repassados através de áudios, e as demais constituídas de gramática e leitura e interpretação de textos. Cada questão da prova possuía quatro alternativas, sendo que somente uma seria a correta, complementou.

O estudante conta que, se for aprovado no teste, pretende pedir aproveitamento do mesmo em substituição ao Teste de Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE), exigido pelo Programa de Pós-graduação como um dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre. Ainda para José, o conhecimento em Língua Inglesa é hoje essencial para um profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho, independente da área de formação, sendo exigido como pré-requisito para a ocupação de muitas vagas de emprego anunciadas por empresas contratantes.

Thiffany Portto – Agência Da Hora