Projeto de Extensão atuará em comunidade Frederiquense

A Universidade Federal de Santa Maria em conjunto com a Central Única das Favelas (CUFA) deu início a um projeto de extensão, que leva o nome de Universidade na Comunidade e pretende melhorar a vida dos moradores que vivem em uma localidade de Frederico Westphalen que é conhecida como Pedreira.

O Coordenador da CUFA de Frederico Westphalen, Roberto Torres Junior, 29 anos, formado em Educação Física pela Centro Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS), afirma que esse projeto conta com a participação de alunos e professores, como as docentes Adriana Zecca, do curso de Agronomia, e também Letícia Sangaletti, do curso de Jornalismo.

A acadêmica de Engenharia Florestal, Andressa Ferla, explicou sobre o Projeto Universidade na Comunidade. (Foto: Simone Philipsen)

A acadêmica de Engenharia Florestal, Andressa Ferla, explicou sobre o Projeto Universidade na Comunidade. (Foto: Simone Philipsen)

De acordo com Torres, o projeto visa conectar a universidade (professores e acadêmicos) com a comunidade, e principalmente trazer melhoria na qualidade de vida das pessoas. “Um primeiro passo foi a questão ambiental. Foram retirados mais de 20 caminhões de lixo de lá. E isso deu início ao trabalho de recuperação: foram plantadas várias mudas de plantas das estufas da universidade. Vai ser realizado também ações visando coleta seletiva do lixo: serão construídas lixeiras, projetadas pelos alunos de Engenharia Ambiental”, explicou o coordenador da CUFA.

A acadêmica de Engenharia Ambiental, Andressa Ferla, diz que o projeto pretende implantar uma lixeira comunitária e lixeirinhas dentro das casas. Fazer também arborização e uma pracinha para espaço de convivência onde havia um lixão. Fazendo assim com que os alunos coloquem em pratica o que aprendem na universidade.  “O projeto quer mudar a cara da pedreira, um lugar esquecido pelo poder público, e transformar num lugar melhor para os moradores viverem e terem um espaço de convivência” enfatizou a estudante.

Além disso, Torres esclareceu que os acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas, vão atuar na conscientização, divulgando como deve ser feita a separação do lixo orgânico e seco e qual sua importância. Dentre as ações, também será feito um curso de implantação de hortas comunitárias, que pretende ter início no mês de junho.

A Arbaza Alimentos a administração municipal, que colabora com materiais e na limpeza do local, são parceiros do projeto.

Wellington Hack – Agência Da Hora

Simone Philipsen – Agência Da Hora

Thifani Porto – Agência Da Hora

 

About Agência Da Hora