Chapa Tropicália eleita para representar o DACOM

FOTO 1

Juliana Durante e Naiumy Roani, responsáveis pela Comissão Eleitoral. Créditos: Pérola Ceron

Os acadêmicos dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen (UFSM-FW)  participaram na quarta-feira, 18, de mais um processo de votações, dessa vez, para a escolha da chapa que irá representar o Diretório Acadêmico dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, o DACOM (Diretório Acadêmico da Comunicação).

Os estudantes puderam votar entre “sim ou não” para eleger a chapa de nome “Tropicália”, que apesar de ser a única concorrente, precisava de 51% dos votos para conseguir sua legitimação. Totalizando 100 votos, a chapa foi eleita, com 96% de aprovação. Os dois cursos de comunicação possuem, juntos, 187 alunos.

FOTO 2

Maríndia Dalla Valle exercendo sua cidadania. Créditos: Pérola Ceron

Maríndia Dalla Valle, acadêmica do quarto semestre de Relações Públicas, ressalta a importância deste processo. “Acho que a votação é muito importante. Independente do voto, mesmo sendo uma chapa única, o ato de votar é um ato de cidadania”.

Bianca Bortolucci, acadêmica responsável pela Coordenadoria de Comunicação da chapa “Tropicália”, explica que o papel do Diretório Acadêmico é de representação. “Nós somos representantes dos acadêmicos, somos a voz deles diante o Curso/ Universidade”. Além disso, a estudante diz esperar uma ampliação no diálogo entre representantes e representados, para que os mesmos possam compartilhar interesses e dúvidas.

FOTO 3.

Julia Geib disse apostar na Tropicália. Créditos: Pérola Ceron

Julia Geib, do terceiro semestre de Jornalismo, concorda com a representação exercida pelo DACOM e disse acreditar que o grupo “Tropicália” parece disposto a dar espaço para todos manifestarem suas opiniões e participarem da gestão.

 

Leticia Stasiak, que também faz parte da chapa e está a cargo da Coordenadoria de Acessibilidade, deixa uma mensagem a respeito do que espera da futura gestão. “Com a gestão participativa a que nos propomos, esperamos que os acadêmicos nos ajudem no processo da tomada de decisões, que participem democraticamente das decisões e que defendam seus pontos de vista sobre as pautas. Estaremos abertos a diálogos, sugestões e críticas, para que assim façamos a melhor gestão para os estudantes e construamos juntos um espaço plural, democrático e popular.”

Pérola Ceron – Acadêmica do 3º semestre do curso de Jornalismo

About Agência Da Hora