R.U. da UFSM/FW: comida boa a um preço justo

Com o objetivo de oferecer uma alimentação saudável, de qualidade e com preço justo, o Restaurante Universitário da UFSM/FW, que atualmente funciona no Instituto Federal Farroupilha- IFF, tem capacidade para servir aproximadamente 1.800 refeições por dia, ao preço de R$ 2,50 para a maioria dos usuários. Alunos com benefícios sócio-econômicos pagam apenas R$0,50. Além do almoço, são oferecidos café da manhã e jantar, mas apenas para alunos com benefício sócio-econômico.

A nutricionista do Restaurante Universitário, Francieli Lazaretti, esclarece dúvidas dos estudantes que utilizam o RU diariamente. Ela explica que os serviços do RU são terceirizados, e o cardápio é feito mediante um contrato preexistente. As alterações semanais são decididas em acordo entre nutricionista e empresa contratada.

Uma pergunta frequente dos estudantes é se o livro de opiniões é levado em consideração no preparo do cardápio. “Sim, é levado em conta, principalmente quanto às sugestões de novos pratos, para variar o cardápio”, confirma a nutricionista.

A agricultura familiar é muito importante para manter o RU, pois barateia os custos de frutas, verduras e legumes. Assim, o produtor se beneficia e os estudantes têm alimentos mais frescos e saudáveis: todos saem ganhando.

Após todo processo de escolha do cardápio, ocorre a divulgação no site da universidade e na página do facebook, que é atualizada toda semana.

Como melhorar a qualidade do serviço do RU

• Tenha sempre em mãos a carteirinha da UFSM
  • Fique atento à liberação do caixa e traga dinheiro trocado
  • Respeite os outros estudantes e não “fure” a fila
  • Não demore escolhendo talheres e pratos
  • Não deixe mochilas em cima dos bancos, esse lugar pode ser utilizado por outro aluno.
  • Sempre evite o desperdício, outros estudantes que almoçam mais tarde podem ficar sem comida
  • Respeite todos os funcionários, eles estão ali para que você tenha a melhor alimentação possível

Horários das Refeições (Segunda à Sexta)

Refeição Horário
Desjejum 07h00min às 07h45min
Almoço 11h00min às 13h00min
Jantar 18h30min às 19h30min

Horários das Refeições (Sábados, Domingos e Feriados*)

*Feriados: Excepcionalmente, ao critério da administração do RU.

Refeição Horário
Desjejum 08h00min às 08h30min
Almoço 12h00min às 12h30min
Jantar 18h00min às 18h30min

Caroline Petry e Thais Freitas, Redação Jornalística I – com edição da Agência da Hora.