Agência da Hora na Expofred 2016: estudantes de jornalismo serão a voz da rádio feira

DSC_0288

Preparativos eram intensos no Parque nesta terça-feira à tarde. Imagens: Wellihgton Felipe Hack

DSC_0297

Algumas estruturas ainda estão sendo finalizadas.

Faltando pouco mais de 24 horas para a abertura da 53ª Exposição Feira Multissetorial de Frederico Westphalen, os preparativos para receber o público se intensificam. Muitos expositores ainda estão em fase de montagem de seus estandes enquanto alguns já estão em fase de finalização, mas o que não falta são pessoas correndo, caminhões transportando itens a serem expostos e decoradores arrumando o parque e os pavilhões.

DSC_0300

Agência da Hora fará cobertura multimídia

Assim como na última edição da Expofred, em 2014, a rádio feira, que anima e informa os expositores e visitantes durante o evento, será responsabilidade da Agência Experimental de Notícias da Hora, do curso de Jornalismo da UFSM/FW. A Agência é um laboratório de práticas jornalísticas e, na cobertura, conta com a participação do Laboratório de Rádio do curso. O convite para que o curso de Jornalismo ficasse responsável pela rádio feira partiu da comissão organizadora da Expofred 2016.

Em ritmo acelerado na preparação do trabalho, um grupo de 18 alunos, três professores e um técnico irá comandar a rádio feira, que terá transmissão ao vivo via rádio web, além de cobertura jornalística multimídia. Divididos em três equipes, os alunos estão recebendo as últimas orientações para as atividades.

A expectativa por partes dos estudantes é grande, já que para muitos esse é o primeiro contato com uma experiência prática e de tamanho porte. Segundo a aluna Daniela Vargas, que irá atuar como âncora na rádio, essa é uma oportunidade para expor e vivenciar o trabalho de um jornalista em cobertura de eventos. “Temos todo o apoio e auxílio dos professores e da universidade, que oferece toda a estrutura, além de ter vários veículos de comunicação atentos ao nosso trabalho”, comenta Daniela. Mesmo para quem tem experiência no veículo, a rádio feira é uma novidade. De acordo com Maicon Oliveira, essa oportunidade de vivenciar um evento tão grande também se mostra como uma porta de entrada ao mercado de trabalho.

Além da transmissão via rádio, a Agência da Hora fará a cobertura em suas mídias sociais e no site, com textos, fotos e boletins em vídeo. Quem quiser conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela equipe da Agência da Hora, poderá visitar o estande, localizado ao lado do espaço da UFSM, no Pavilhão 4 do Parque.

DSC_0304

UFSM/FW terá dois estandes para interagir com o público

UFSM terá estande institucional

A UFSM estará na Expofred para divulgar seus cursos, com dois estandes, ao lado da Agência da Hora. O espaço contará com alunos de diversas áreas, técnicos e professores para explicar um pouco sobre a universidade e ajudar futuros universitários a escolherem seus cursos. Os estandes estarão abertos à visitação das 10h às 22h, de 25 a 29 de maio.

Wellington Hack – Agência da Hora