Os acadêmicos do 1º semestre do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), visitaram as sedes dos jornais impressos da cidade, no último dia 30, acompanhados pelas professoras Laísa Bisol e Cláudia Moraes, que ministram a disciplina de Redação Jornalística I para a turma.
As visitas ocorreram de forma descontraída, com uma conversa explicativa por parte dos diretores dos jornais sobre a história e a forma de funcionamento dos veículos. Os acadêmicos ainda puderam questionar a respeito do funcionamento dos periódicos e conhecer os demais setores das empresas, como departamento comercial e diagramação.
De acordo com a professora Laísa, a ideia surgiu “para que desde o início da trajetória acadêmica no curso de Jornalismo os estudantes possam ter a visualização da profissão no dia a dia, através das rotinas produtivas, do funcionamento das redações e dos jornais como um todo”.
A professora complementou dizendo que a união das experiências da sala de aula e dos trabalhos da disciplina aliados ao conhecimento prático facilita o processo de aprendizagem dos acadêmicos.
Egressos da UFSM/FW nos jornais
Desde a implementação do curso de jornalismo na cidade, a profissão está sendo cada vez mais valorizada em Frederico e região. Os jornais locais são prova disso, dando espaço e apostando nos alunos da instituição. Muitos já começam a atuar durante o curso, como estagiários e, em muitos casos, passam a ser posteriormente efetivados.
Rafael Franceschet e Michélli Bokorni são alunos da UFSM/FW que já atuam nessas empresas, contribuindo com suas ideias e produções e, ao mesmo tempo, com a oportunidade de aprender. Os acadêmicos consideram essas visitações, já no início do curso, de grande relevância.
Rafael, que está quase concluindo o curso, considera as visitas muito importantes, para que os alunos conheçam a prática e os processos de construção da notícia para o meio impresso e já vão criando uma rede de contatos, o que, em sua opinião, é de suma importância para um jornalista. Responsável pelo caderno Insight do Jornal Folha do Noroeste, Rafael salientou que compreender a relação entre o comercial e o jornalismo nesse tipo de veículo é de grande necessidade na área.
Michélli Bokorni, aluna do 7º semestre que trabalha da redação do Jornal O Alto Uruguai, onde já estagiou voluntariamente nas férias, diz achar fundamental que todas as universidades realizem visitas a meios de comunicação com os estudantes, pois a prática do mercado de trabalho é bastante diferente. Michélli acrescentou que conciliar os estudos com o trabalho é difícil, mas é possível e agrega muito conhecimento.
Franciéli de Moraes – 1º semestre – Redação Jornalística I
Deixe um comentário