Associação Cultural Atena realiza 3º Encontro de Artistas e Patrocinadores pré-festival

pre festival

Artisitas e Patrocinadores reuniram-se no final de semana / Fotos: Bruna Bonadeo – Da Hora

O 3º Encontro de Artistas e Patrocinadores Pré-festival foi realizado na sede da Associação Cultural Atena – ACA, no sábado, 11 de junho. O evento proporcionou aos presentes um debate sobre cultura, além do compartilhamento de suas expectativas em relação ao 6° Festival Atena, que acontece no próximo sábado, dia 18, na Escola Cardeal Roncalli.

O encontro serviu para uma integração antecipada dos artistas e produtores culturais da região. Estiveram presentes artistas que já participaram de outras edições, como bandas, dançarinos locais e convidados da Argentina. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela Associação, entre eles o Festival Atena, e também puderam falar sobre suas trajetórias, histórias e anseios culturais. Para dar sequência e amplitude ao debate ocorrido no terceiro encontro de artistas, a ACA resolveu inserir na programação do 6º Festival Atena um movimento intitulado “Manifesto Arte Plena”, que expressará ao público presente a voz e o clamor dos artistas regionais.

arte plena

Ideia do “Manifesto Arte Plena” surgiu no pré-festival.

Participantes

O rapper Idenio, residente em Frederico Westphalen, conta que participou três vezes do festival, e, após um tempo afastado, obteve o segundo lugar por dois anos consecutivos. Ele enfatiza suas expectativas em relação ao festival: “Minha expectativa é boa. Pretendo dar o melhor e tentar o primeiro lugar. Essa vai ser a quarta vez que participarei, já que uma vez não fui premiado” Idenio ainda relata, de antemão, que sua apresentação contará com música nova, de sua autoria: “Também pretendo cantar uma música sobre o nosso país, o nome é País da Corrupção, e acredito que vai ser um pouco impactante. Quero sempre fazer o melhor”.

Édson João Guarnieri, 12 anos, natural de Frederico Westphalen, destaca a importância do Festival Atena para sua trajetória musical, bem como para os demais participantes. “É uma oportunidade de mostrarmos nossos talentos ao público e assim, entretê-los com nossas apresentações”. Édson, que iniciou na arte da música aos sete anos, quando começou a frequentar aulas de violino, conta que, apesar das dificuldades, não desistiu de seguir na música e hoje se mostra confiante e com boas expectativas para sua apresentação no 6º Festival Atena.

oficinas

Apresentações culturais no pré-evento dão o tom do Festival

Oficinas

Como prática da instituição, no período da manhã são oferecidas aos artistas oficinas culturais, que tem por objetivo proporcionar aos interessados que iniciem ou aprimorem determinadas habilidades artísticas e culturais.

Neste ano, estão sendo oferecidas três oficinas culturais de Dança Coreográfica (Prof. Eduardo dos Santos), Mat Pilates (Profa. Gabriela Facin) e Laboratório Coral (Prof. Jean Horas). O público interessado poderá se inscrever e participar de uma ou mais oficinas a um custo de apenas R$ 5,00 reais por participante. As vagas são limitadas. Cada oficina terá a duração de aproximadamente uma hora.

Programação

O festival tem início às 15h, e segue até 22h, quando será realizada a entrega das premiações para os primeiros e segundos colocados das categorias competitivas. A ocasião contará com inúmeras atrações culturais e apresentações, que poderam ser prestigiadas a partir das 15h no salão nobre da Escola Cardeal Roncalli/FW.

Este ano, a “edição especial” irá revelar talentos artísticos regionais em duas categorias de arte: dança e música. Para a abertura do evento estão previstas atrações artísticas e culturais, incluindo a Fantástica Banda do Roncalli. Após, haverá as competições de “Dança Junior”, a partir das 16 h. Já às 17 h, haverá a grande novidade desta edição, um momento especial: o lançamento do Manifesto “Arte Plena”, liderado pelos artistas regionais que irão expor seus anseios culturais abertamente às autoridades, ao público presente e à imprensa. Às 18 h iniciam as apresentações especiais do intervalo cultural. Às 19h tem início as competições de Música Junior e Senior. Às 20 horas iniciam as competições de Dança Senior e às 21h acontece o encerramento com um Show de Danças Germânicas. Às 22 h serão entregues os prêmios e troféus Atenitas aos vencedores.

Mais informações podem ser obtidas pelo email atenafw@gmail.com ou pelo telefone (55) 9995-3811.

Horário Oficinas de Artes

10h Mat Pilates (sala 1) e Laboratório Coral (sala 2)

11h Dança Coreográfica (sala 1)

Horário Apresentações Culturais