A próxima quinta-feira, 16 de junho, será uma data de luta para as universidades federais, com ocupação dos campi e debates. A programação foi definida nacionalmente por entidades ligadas ao ensino e ao serviço público, em defesa da educação e do setor público do país, em contraponto a projetos que visam privatização de serviços. Na UFSM, a SEDUFSM irá promover uma “ocupação” política e cultural da instituição. No campus de Frederico Westphalen, o Dia de Luta em Defesa da Educação e do Serviço Público terá programação pela manhã e pela tarde. Uma das atividades será um minicurso sobre o pensamento econômico, ministrado pelo professor Luciano Miranda, do Departamento de Ciências da Comunicação. Ele explica que o curso tem por objetivo realizar uma micro-historiografia fundamental do pensamento econômico canônico, situado nos grandes eixos da “ortodoxia” e “heterodoxia”, nos itinerários da “esquerda” e da “direita”, em relação às três gerações fundamentais de direitos e em aproximação às quartas e quintas relativas à contemporaneidade.
Confira:
PROGRAMAÇÃO GERAL DA OCUPAÇÃO NA UFSM/FW
LOCAL DAS ATIVIDADES: CENTRO DE CONVIVÊNCIA
MANHÃ
08h30min às 11h30min
ATIVIDADE – exibição, seguida de debate, do Documentário “Junho – O Mês que abalou o país”.
Condução dos debates: Professor Wesley Grijó, doutor em Comunicação
Sinopse: O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.
TARDE
13h30min
ATIVIDADE – Microcurso “Pensamento Econômico e ‘Gerações’ de Direitos”
O curso objetiva realizar uma micro-historiografia fundamental do pensamento econômico canônico, situado nos grandes eixos da “ortodoxia” e “heterodoxia”, nos itinerários da “esquerda” e da “direita”, em relação às três gerações fundamentais de direitos e em aproximação às quarta e quinta relativas à contemporaneidade.
Ministrante: Prof. Luciano Miranda, doutor em ciência política
Realização: Núcleo de Análise das Variações na Economia Política dos Direitos Fundamentais e Tecnologias de Informação e Comunicação (navE-DFtic) – grupo de pesquisa CNPq
15h
ATIVIDADE – Exibição do filme “Granito de Areia” e debate.
Agência da Hora, com informações da SEDUFSM.
Deixe um comentário