Desde quinta-feira, 16 de junho, está disponível para os estudantes da UFSM, no Portal do Aluno, o instrumento que permite que os alunos participem do processo de avaliação do docente. Os questionários, cujas respostas variam numa escala de “concordo totalmente” (1) a “discordo totalmente” (5), com a opção de marcar “não sei responder”, estão organizados por docente e por disciplina. O aluno deverá avaliar todos os docentes que ministraram aulas no semestre em questão. O formulário apresenta várias perguntas que abordam aspectos como a frequência dos docentes com as aulas, o domínio do conteúdo e a utilização de materiais complementares.
A avaliação foi concebida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM e aprovada em plenária no dia 10 de maio, em reunião do CPA. O método tem respaldo nas na Lei nº 10.861/2004 e na Portaria nº564/2013.
Os principais aspectos da nova avaliação institucional da Universidade Federal de Santa Maria foram discutidos em reunião na última terça-feira, dia 14, no campus Frederico Westphalen. A reunião, realizada pela Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE/PROGRAD), teve a participação dos coordenadores dos cursos do campus UFSM/FW e dos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes do campus (NDE’s). A atividade também contou com a palestra da pesquisadora institucional Marcia Lorentz, que falou sobre o novo método de avaliação institucional para os docentes da UFSM/FW, pela qual os alunos poderão participar da avaliação dos professores.
A avaliação é considerada uma forma de permitir que os docentes tenham melhor controle sobre a qualidade de seu desempenho. Segundo a professora Eliane Santos, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a avaliação servirá para melhorar as atividades de cada professor. “Eu levo para o lado positivo, saber como está o meu trabalho e onde posso melhorar. Mas a avaliação precisa ser feita de forma consciente e verdadeira e não falar mal simplesmente porque não gosta do professor.” Já a professora Patrícia Milano Pérsigo, do curso de Relações Públicas, evidenciou a importância do método para a instituição. “A avaliação docente pelo discente é um processo avaliativo muito importante para a UFSM por ser este mais um instrumento que visa assegurar a qualidade do ensino em nossa universidade. Assim como a auto-avaliação institucional, o ENADE e as avaliações feitas pelo MEC, o instrumento que se propõe à comunidade acadêmica nesse momento demanda comprometimento e reconhecimento do pertencimento dos discentes numa UFSM que é de todos nós.”
Carine Zandoná Badke
Ramon Mendes
Bolsistas da Agência Da Hora
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