Um dia de muita música e dança no 6º Festival Atena

27483392170_3c50f899a7_z

Crianças, jovens e adultos apresentaram seus talentos

No último sábado, 18, o Salão de Atos da Escola Cardeal Roncalli foi palco de mais uma edição do conhecido Festival de Inverno na cidade, o Festival Atena. Neste ano o evento contou apenas com as categorias de dança e música, que variaram desde danças indígenas, jazz, hip-hop, ballet, alemãs, capoeira e tradicionais gaúchas, a estilos como rock, rap, afro, gospel, pop e sertanejo. Participaram da edição 200 artistas, 500 espectadores e 40 voluntários, e foram arrecadados cerca de 87kg de alimentos e 60 peças de roupas para doação.

 Confira o álbum de fotos do evento em nosso perfil do Flickr: https://goo.gl/dcvMP2

A novidade do festival deste ano foi o Manifesto Arte Plena, que tem por objetivo reivindicar melhores condições para a cultura na cidade. Segundo Giancarlo Panosso, presidente da Associação Cultural Atena (ACA), “o manifesto Arte Plena clama por condições para que melhoremos os movimentos socioculturais. Existem muitas coisas boas que estão deixando de ser realizadas por falta de recursos neste campo humano”.

O Manifesto teve a participação de incentivadores da cultura em Frederico, desde músicos até representantes de etnias do município. “Com nossa mobilização, que envolve a expressão com responsabilidade, certamente resultados virão, pois são artistas unidos que estão sustentando este manifesto”, destaca Giancarlo.

Camila Huning, residente em Carazinho e componente da mesa de jurados do evento, destaca a importância do Festival para a sociedade frederiquense: “O Festival Cultural Atena é a celebração do que há de mais belo nesta região, a Arte, aliado a outro fator importante para a sociedade, a Educação. São momentos assim que fazem a diferença no cenário que nosso país enfrenta.” Camila também enfatiza o fato de valorizar a cultura local: “Eventos como este oportunizam a sociedade a conhecer o que os artistas locais têm a mostrar, pois quem mais ganha com tudo isso é o público, recebendo através das apresentações a leveza, a alegria e a paz que cada artista carrega consigo.”

O público presente pode prestigiar o empenho dos artistas locais e regionais nas  apresentações dos mais diferentes estilos nas categorias de música e dança. “As apresentações foram maravilhosas, além do objeto do festival que era a Arte, os artistas mostraram disciplina, respeito e amor pelo que fazem.” Participando pela segunda vez do Atena,a jurada conta que consegue ver uma grande evolução de cada um, a dedicação em mostrar o melhor. “Além dos artistas, outras pessoas merecem destaque neste evento, os educadores, que se doam diariamente para auxiliar cada artista em sua caminhada. Aos senhores educadores, o meu respeito e admiração. Aos artistas a minha gratidão!”, finaliza Camila.

O Festival Atena tem o intuito de promover e incentivar a cultura, com apresentações, encenações e exposições artísticas, fazendo com que toda a sociedade se faça presente, como enfatiza o presidente da associação: “É um evento sociocultural que visa integrar a sociedade através da identidade cultural que a identifica. É realizado na chegada do Inverno, justamente para aquecer os corações dos apreciadores das artes.”

Quem esteve por lá deixou seu recado

“Um festival para aquecer o inverno, mas foi além, aqueceu nossos corações com a cultura promovida. Por mais que o festival não tenha tido todas as categorias do ano anterior, não deixou de mostrar seu grande potencial para a comunidade frederiquense. A etnia alemã só tem a agradecer pelo convite a nós feito e dizer que estaremos sempre juntos para que a cultura consiga alcançar o seu lugar na região. Parabéns e rumo a 2017!” Sidinei de Souza Ulbrik – representante etnia alemã

“Participei como voluntária no festival e confesso que as apresentações superaram minhas expectativas. Foi emocionante e  acredito ter havido dificuldade aos jurados, pelo alto nível dos candidatos.” Marivete Sampaio

“O Festival Atena é um lugar para que todos possam se abrir e crescer como artistas. Dando algo muito importante para todos: a oportunidade. Ela que faz com que seja possível mostrar o nosso trabalho, nossos desafios como artistas e como pessoas, é essa oportunidade que dá a felicidade no rosto de quem sobe ao palco, e não é nenhum valor monetário que tire o prazer em mostrar o talento de cada um. Para mim, o Festival Atena é uma porta de saída do mundo conturbado e a entrada para momentos de apreciação das artes, música, teatro, dança, artes visuais… O Festival é acima de tudo, algo que a sociedade necessita, Cultura e interação. Como um dos pilares da educação já destaca “aprender a conviver” no mundo que vivemos isso é algo que devemos aprender, e não exista algo melhor do que a Cultura.

O Festival Atena é para o meu eu artista, um local de aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional. O evento merece muita dedicação e empenho da sociedade.  Existem muitas coisas para dizer. Por enquanto, é isso. Obrigado ACA por mais um ano e muito sucesso em 2017..2018…2019…2020…” Guilherme Henrique da Silva

Vencedores do 6º Festival Atena – Edição Especial!

*Dança Solo/Duo – Junior

1º Maira Vitalli – “Pensando Alto”

2º Caroline Menegusso – “Desolação”

*Dança Trio/Grupo – Junior

1º Grupo Arte e Expressão – Escola Edgar de Mattos – “Corpo”

2º Invernada Juvenil CTG Rancho Novo – “Pau de Fitas”

*Música Composição Solo/Duo – Junior

1º Catherine Gregorio – “Noite de Luar”

2º Édson Guarnieri – “Rondó a Capricio”

*Música Composição Solo/Duo – Senior

1º Mateus Wanbrinck – “Conviver”

2º Francis Campos – “Dawn”

*Música Composição Trio/Grupo- Senior

1ºJack O’Lantern – “Winter Heart”

2º Russian Roulette – “Mentiras”

*Dança Solo/Duo – Senior

1º EAT – Edução é Arte Também – “Duo Maior de Dois”

2ºAlan Rafael Portes – “Dança Urbana”

*Dança Trio/Grupo – Senior

1º Grupo Petit Ballet – “Jogo de Roda”

2º EAT – Educação é Arte Também – “Ubuntu”

 Andriéli Bertó

Bruna Bueno

Marina Bonez

 Acadêmicas do 5º semestre de Jornalismo e voluntárias da Agência da Hora

About Agência Da Hora