DTG incentiva cultura gaúcha na UFSM/FW

Entidade conta com aproximadamente 70 associados de diversos cursos

Para propagar a cultura gaúcha dentro e fora da universidade, foi criado em maio de 2008 o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Vaqueano Blau Nunes, na UFSM campus Frederico Westphalen. A criação de um órgão interno à instituição serviu para contemplar demandas do próprio DTG e da comunidade universitária, com o intuito de dialogar entre os diferentes setores da universidade.

Atualmente, o Departamento conta com cerca de 70 associados dos diversos cursos ofertados na UFSM/FW, incluindo alunos, técnicos administrativos e professores. O DTG desenvolve atividades dentro e fora da universidade, que são definidas a partir de reuniões entre os sócios. “Dentre as atividades se destacam o entrevero farrapo, tertúlias musicais, programa de rádio, participação e organização da semana farroupilha do município junto à Associação Farroupilha Frederiquense – AFF, churrasco de integração e atividades beneficentes (doação de alimentos)”, destaca o capataz do DTG, Juliano César.

O entrevero é organizado pela patronagem do DTG com o intuito de envolver a participação da comunidade e dos acadêmicos da UFSM/FW, sendo realizado também em outros locais, como o Colégio Agrícola, atual Instituto Federal Farroupilha/FW e a praça da Matriz. Segundo Juliano, a atividade é realizada durante a semana farroupilha e vem agregando grande êxito em suas edições realizadas na comunidade frederiquense, promovendo uma maior visibilidade para a UFSM/FW, pois proporciona a integração e promove a valorização das tradições gaúchas.

O período para receber novos associados está aberto. Para quem tiver interesse, é necessário preencher a ficha de inscrição que está disponível no xerox, no prédio central da UFSM/FW. A entrega deve ser para Eduarda Baumann ou Gabriele Santa, responsáveis pelos recolhimentos. A associação é gratuita.

O DTG conta com um programa na Rádio Web Da Hora, “A Hora do Mate”, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h. Para ouvir, acesse http://decom.ufsm.br/labradio/ na aba “Ao vivo”. É só baixar o player para começar a ouvir a programação.

Andriéli Bertó, Bruna Bueno, Marina Bonez

Acadêmicas de Jornalismo e voluntárias da Agência da Hora