Lan House Pública da Pedreira é Realidade

13817023_10206418323370138_1793623367_n

LAN House pública entra em fase experimental. Foto: Vinícius Duarte/CufaFw

Após meses de planejamento, conquistas e grandes articulações, a Lan House Pública da Pedreira está em pleno funcionamento, em período experimental. A inauguração oficial está prevista para a segunda quinzena de agosto. As adequações nas instalações elétricas foram feitas durante a última semana. Na quinta-feira, 21, a estrutura esteve pronta para receber a comunidade frederiquense.

A estrutura funciona em horário específico, nesse primeiro momento: das 9hs às 12hs e 13h30 às 18hs. Esses serão os períodos de utilização durante a fase experimental.

Através da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos,
Departamento de Políticas para Juventude, o Banco Banrisul doou 15 computadores, 15 cadeiras, 15 mesas, 4 armários e um bebedouro.
Além do acesso gratuito, serão oferecidos cursos profissionalizantes pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen.

Uma realização da CUFA/FW com patrocínio de Arbaza Alimentos, apoio de Tchê Turbo TelecomBanrisulGoverno do Rio Grande do Sul,Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul

Transforme a Pedreira

A Lan House integra a campanha “TRANSFORME A PEDREIRA”, lançada pela Central Única das Favelas de Frederico Westphalen em agosto de 2015.

Em agosto de 2015, a CUFA/FW lançou a campanha com o intuito inicial de construir uma quadra de esportes para a comunidade.
A partir desta, a organização passou a arrecadar materiais necessários para a obra, dentre eles: areia, pedra brita, malha de ferro e cimento. A mão de obra partiu dos próprios moradores, que em apenas um dia finalizaram a construção. A proposta de ter os habitantes atuando na construção da quadra teve o intuito de colocá-los como principais agentes nas transformações em sua comunidade, além de promover a capacitação profissional dos mesmos para a inserção no mercado de trabalho.

Posteriormente, a campanha tomou novas proporções e contou com novos parceiros.

13823413_10206418323250135_897409900_n

Projeto beneficiará estudantes da Pedreira. Foto: Vinícius Duarte/ CufaFw

Você conhece a Pedreira?

A localidade da Pedreira encontra-se nas proximidades do trevo de acesso principal ao município. Constituída por uma pedreira desativada, utilizada como central de britagem e na construção de trechos da BR-386, o local foi ocupado pós o encerramento das atividades, tornando-se uma área à margem da sociedade frederiquense, em situação de vulnerabilidade social, com taxa significativa de criminalidade e estigmas a serem desconstruídos. A negligência do Poder Público com a população do bairro perdurou por anos.

Segundo pesquisas feitas pela ONG durante a campanha, através de questionários, pode-se constatar que a população gira em torno de 150 pessoas, em função dos mais jovens que migram de lá e retornam com o passar do tempo. O grau de escolaridade demonstrou o baixo nível de instrução formal da comunidade, deste número aproximado, 43 pessoas (adultas) possuem 1º grau incompleto, apenas 3 possuem 2º grau incompleto e outros 10 com 2º grau completo. Em sua maioria, a localidade é composta por adultos e uma mínima parcela de idosos.

A CUFA/FW promove há seis anos atividades esportivas e culturais através de oficinas semanais a fim de promover uma intervenção que aperfeiçoe a qualidade de vida da população e de aproximação entre a iniciativa privada e as políticas públicas do Estado ao bairro. Após essa ocupação, a organização propõe uma série de ações efetivas que promovam o bem estar e impactem de forma positiva na vida da população da “Pedreira”.

Vinícius Duarte, 8º semestre de Jornalismo-UFSM, voluntário da Agência da Hora.