Expansão universitária foi tema de palestra pré SIC

Palestrante à mesa com o chefe do DeCom, Prof. Dr. Luciano Miranda. (foto: Leila Fachinetto)

A palestra “Expansão Universitária na relação entre a qualidade e a quantidade” deu início às atividades de pré-evento do I Simpósio Internacional de Comunicação – SIC, da UFSM campus FW. A fala teve como foco o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A ministrante, Profª. Drª. Maristela Souza, membro do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou seu estudo sobre o Plano, expondo diagnósticos e impactos deste em seu Centro.

O debate sobre o Reuni, decreto de 2007 que teve por objetivo a democratização do ensino superior, por meio da expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal, ampliando-se a oferta de vagas e de planos de permanência estudantil, se deu em torno de seus déficits, como o débil investimento em infraestrutura. Segundo a palestrante, para que haja uma real universidade pública, gratuita e de qualidade é necessária a aplicação em todos os setores. Ela ainda ressaltou as carências físicas do CEFD e o interesse de ter realizado seu estudo em todos núcleos da universidade.

Ainda hoje ocorrerá a conferência de abertura, sob o tema “Procesos de participación juvenil, experiencias y dimensiones de análisis: política/comunicación/cultura” e amanhã e quarta seguem as mesas de palestra, no mesmo local.

Franciéli de Moraes

Voluntária da Agência da Hora, acadêmica do 2º semestre do curso de Jornalismo