Primeiro dia de GT’s é sucesso no SIC

No GT 1 a acadêmica Eduarda Wilhelm apresenta o trabalho " A trajetória dos cinemas de rua em Frederico Westphalen" (foto: Ramon Mendes)

No GT 1 a acadêmica Eduarda Wilhelm apresenta o trabalho ” A trajetória dos cinemas de rua em Frederico Westphalen” (foto: Ramon Mendes)

O primeiro dia de Simpósio foi marcado também pelo início das apresentações dos Grupos de Trabalhos, que foram divididos em 4 grupos: Gt 1 Comunicação E Processos Socioculturais, coordenado pelo professor Wesley Grijó; Gt 2 Comunicação, Linguagens E Narrativas, coordenado pelo professor Reges Schwaab; Gt 3 Comunicação E Organizações, coordenado pela pela professora Melina Mota; e o Gt 4 Comunicação, Interações E Tecnologias, coordenado pelo professor Gonzalo Prudkin. As sessões foram realizadas no campus da UFSM/FW sob coordenação de professores da universidade, bem como seus devido monitores.

A Relações Públicas Andressa Jaqueline Ficanha apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso no GT3, durante o primeiro dia de SIC sobre  Comunicação e Cultura Organizacional em empresas familiares. “Eu me formei esse ano, aqui pela UFSM-FW, e escolhi participar desse evento porque além de estar ocorrendo no campus que estudei, também é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos juntamente com outros estudantes”, avaliou.

No GT 2 Tatiane Milani apresenta o trabalho "Igreja Católica e midiatização: uma análise da comunicação nos papados de 1978-2016" (foto: Ramon Mendes)

No GT 2 Tatiane Milani apresenta o trabalho “Igreja Católica e midiatização: uma análise da comunicação nos papados de 1978-2016” (foto: Ramon Mendes)

Para o coordenador do curso de Jornalismo, Reges Schwaab, que coordenou o GT 2, os grupos de trabalhos foram muito produtivos. “Nos trabalhos voltados para o jornalismo percebemos o que outros eventos já têm mostrado sobre a força dos acontecimentos no jornalismo e também o papel das fontes, que são dois temas e tem aparecido muito em pesquisas da nossa área”. O professor ainda comentou a relação do jornalismo diante de determinados acontecimentos “a forma como ele ajuda a construir esses acontecimentos e o sentido que eles têm para as pessoas”.

Acadêmicos de cursos da área da Comunicação e afins, da UFSM e demais universidades, tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas para o público presente, elencando os principais pontos de cada trabalho e contribuindo de forma eficaz no aprendizado de cada um. Os GTs seguem ao longo dos outros dois dias de evento a partir das 9h e seguindo pela parte da tarde.

Andriéli Bertó, Bruna Boneadeo, Bruna Bueno e Marina Bonêz

Voluntárias da Agência Da Hora – 6º Semestre de Jornalismo