Lisandro Amaral e grupo Curandeiro Silêncio trouxeram repertório autoral aos Frederiquenses

A 5ª noite do 38º Acampamento Farrapo contou com apresentações das invernadas Mirins e Juvenil do CTG Fronteira do Rio Grande, de Vicente Dutra, também se apresentaram Minuano CTG com a invernada juvenil, da cidade de Iraí e a invernada Mirim e Juvenil do CTG Estância dos Carreteiros, de Palmitinho. Além disso, a noite deste domingo,18, foi animada pelo show do cantor Lisandro Amaral, que esteve pela primeira vez na cidade. O músico, juntamente com o grupo Curandeiro Silêncio, comandaram a animação do público frederiquense que cantou e dançou junto com os demais presentes.

Por ser a primeira vez que o grupo se apresenta em Frederico Westphalen, Lisandro Amaral afirma que a cidade superou as expectativas: “sempre dá aquele friozinho de ser uma cidade nova, a gente não sabe quem é o contratante ou se a cidade está pronta para nos receber”, o cantor ainda relata que a energia do público frederiquense foi algo realmente surpreendente, “essa foi a melhor apresentação da Semana Farroupilha, posso dizer assim, porque a gente recebeu uma energia muito grande de um público novo, algo que não se esperava.”

O show do grupo conta com um repertório autoral, sempre buscando inspiração do seu lugar de origem “as composições surgem a partir do lugar que eu nasci, rodeado de campo e belezas naturais.” Lisandro Amaral compõe há 20 anos, mas somente em 2001 começou a gravar. “O objetivo maior é a nossa arte,  desde cedo eu comecei a prestar atenção nos homens rurais e prestar atenção em músicas tradicionalistas, foi quando me identifiquei e senti vontade de fazer a mesma coisa. Comecei a escrever e quando me dei conta, já era compositor”, destaca.

Juntamente com o cantor Marcelo Oliveira, Lisandro faz parte do projeto Memorial Terra, que consiste na apresentação de ambos os cantores e demais artistas convidados. “É um espetáculo que tem um escultor de madeira no palco, com esculturas temáticas, tem um desenhista, um artesão em couro e fotografias”, relata o cantor. O projeto teve 100% de aprovação, porém por ser um projeto caro hoje está parado, e também devido ao fato dos membros da equipe serem de outras regiões do país, o que acabou dispersando.

Por se tratar da Semana Farroupilha, as músicas tradicionalistas gaúchas são mais tocadas nesta época do ano, o que proporciona a Lisandro uma agenda com shows ainda para este mês. O cantor está na estrada desde o dia 1º de setembro e após a apresentação na cidade, segue   para Lageado, Chapecó e Passo Fundo. Para os acompanhantes da carreira do cantor, em outubro serão realizados shows em Cruz Alta, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e Pelotas. “Tocamos em Exposições agropecuárias, festas campeiras, como rodeios e festivais de músicas.” O contato para shows pode ser feito pelo telefone: (53) 99779704 ou pelo email amarallisandro1@gmail.com

Andriéli Bertó, Bruna Bueno e Marina Bonez – Acadêmicas do 6º semestre de Jornalismo e Voluntárias da Agência da Hora

About Agência Da Hora