10 anos de amor e educação no norte gaúcho: UFSM em festa!

Os 10 anos do DECOM foram lembrados durante o SIC, a comemoração oficial do departamento. (Foto: Wellington Hack)

Após a separação do casal 20 do jornalismo do Brasil, Willian Bonner e Fátima Bernardes, muitos jovens se desiludiram com o amor. Outros, que já estavam desiludidos, apenas confirmaram suas teses. Calma, jovens! Nem tudo está perdido e ainda restam modelos a serem seguidos. Um desses modelos é o casamento que a região do Médio Alto Uruguai presenciou em 2006, e que esse ano comemora bodas de Zinco.

Sim! Estamos falando do casamento entre a Universidade Federal de Santa Maria e a comunidade de Frederico Westphalen. Uma relação que, desde seu início demonstra ser forte e duradora. E nós, como filhos desta união, não poderíamos deixar a data passar sem comemorações. Antes, vamos voltar e fazer uma retrospectiva da vida de “nossos pais”.

O namoro começou tímido, ainda em 2005. Naquela época, percebeu-se a necessidade da implantação do Ensino Superior na região norte gaúcha. Em Janeiro daquele ano, foi realizada a primeira Audiência Pública para discutir a instalação de um campus nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. E em dezembro, o então presidente Lula assinava um contrato entre a UFSM e o Governo Federal que possibilitava o repasse de recursos para a construção dos campi. Assim, Frederico e a UFSM começavam as trocas de escovas de dente para entrar em uma união estável. E a união foi apadrinhada pelo Projeto Reuni.

Mais tarde, em 2006, o primeiro vestibular já anunciava: a festa de casamento estava próxima, e foram muitos os convidados. Os primeiros cursos a integrar a universidade foram Jornalismo, Agronomia e Engenharia Florestal. Em 2007, aconteceu o tão sonhado momento, a UFSM inaugurou seus primeiros prédios na região norte. Dois anos mais tarde, vieram mais três cursos para aumentar a família: Engenharia Ambiental e Sanitária, Relações Públicas e Sistema de informações. Nesse momento, a família estava completa, mas havia a necessidade de mais espaço.

Devemos lembrar que em 2006 tivemos um casamento duplo. A UFSM casou-se com Palmeira das Missões, também, formando o antigo Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, o Cesnors. Entretanto, no ano de festa dos 10 anos de fundação na região, decidiu-se que cada uma das unidades estavam prontas para ter sua autonomia em suas decisões. A direção, que antes era dividida em diretor de um campus e vice de outro, não atendia mais à demanda do Centro. E, então, houve um desmembramento  estrutural das unidades, e o Cesnors passou a se denominar UFSM Frederico Westphalen e UFSM Palmeira das Missões, cada uma com seus diretores e vices nos próprios campi.

10 anos e um mês de história do departamento: duas gerações de professores comemorados por Cláudia Moraes e Marluza Rosa (foto: Wellington Hack)

Voltando para a falta de estrutura, como toda família brasileira em tempos de crise, a universidade no seu aniversário ainda sofre com a falta de verbas, mas alguns projetos estão em andamento, como a casa do estudante e um novo bloco de salas de aula. Tudo para que a Universidade possa receber seus filhos novos e atender os que já estão com ela de maneira justa e democrática.

Mas bem, fizemos toda essa viagem na vida amorosa da universidade para dizer que queremos que vocês participem conosco das comemorações dos 10 anos da UFSM  em Frederico Westphalen. De maneira especial, dos 10 anos do Departamento de Ciências da Comunicação, o Decom. Alguns já participaram de alguns eventos que celebram essa data tão importante para nós.

Entre esses eventos, o Departamento de Ciências da Comunicação promoveu entre os dias 22 e 24 de setembro o I Simpósio Internacional de Comunicação, que contou com a participação de estudantes e pesquisadores do Brasil e Argentina. Essa foi a maneira especial que o DECOM resolveu dar aos seus pais. Proporcionando um intercambio cultural e estimulando a participação da comunidade na universidade.

Já o campus resolveu celebrar a bodas com o resgate de sua história na comunidade frederiquense, através de seus filhos e colaboradores. O projeto MnemoCine é a comemoração oficial da Direção, buscando por meio de fotos, vídeos, crônicas e relatos resgatar e mostrar a memória do campus e tudo o que mudou desde sua implantação.

Participe você também enviando suas fotos com a #DECOM10Anos. (Foto: Wellington Hack)

Mas nós também queríamos oferecer uma comemoração nossa ao aniversário dos nossos pais! Por isso pensamos: como unir a comunidade  e o campus em algo que demonstre nosso amor por eles? Claro! Unindo o que nos liga a vocês e ao campus ao mesmo tempo: as redes sociais!

Por isso, nós da Agência da Hora convidamos você a enviar uma foto ou um pequeno vídeo parabenizando o DECOM. Pode ser uma foto sua, dos seus gatos, cachorros, pôneis, com a Fátima Bernardes na balada, com o Willian Bonner no Tinder, em grupo de amigos, sozinho, com os filhos, com a família toda. Basta que nela esteja algo que remeta à comemoração dos 10 anos. E para que nós possamos compartilhar, é só postar as fotos nas redes sociais (Instagram, Facebook ou Twitter) com a tag #Decom10Anos e #DHnaFesta.

Participem e comemorem conosco os 10 anos do DECOM!

Wellington Hack – Acadêmico do 2º  Semestre de jornalismo e voluntário na  Agência da Hora.